Tem os KPIs (Key Performance Indicators) do seu negócio bem definidos? E monitoriza-os constantemente?

Vejo muitos empreendedores não darem a devida importância ao conhecimento dos números subjacentes ao seu negócio. Conhecer os KPIs , ou indicadores-chave de performance da atividade e dos colaboradores, é crítico.

“O quê” e “quanto” deve ser feito de cada tarefa na sua empresa para atingir o resultado que almeja no futuro.

Medindo estes indicadores passamos a ter capacidade de ajustar a execução para alcançar os objetivos.

Pela lei da causa e efeito, qualquer resultado que a sua empresa tenha é o efeito de causas bem determinadas a montante. Então, se classificar numericamente essas causas será muito mais fácil atingir o resultado final que visa alcançar. Por isso procure saber o que precisa fazer a montante a nível de desempenho para atingir os resultados que ambiciona a jusante no seu negócio.

Assim, além de se aproximar do resultado que procura, garante também o envolvimento e evita a alienação dos seus colaboradores.

Quantos contactos cada um dos seus comerciais deve fazer por dia? Quantas reuniões deve realizar numa semana? Quantas propostas eles têm de apresentar num mês? E o seu departamento de telemarketing, quantas chamadas deve executar? E quantas faturas a sua contabilidade deve classificar por dia? Sabe todos estes números?

Se souber os números que identifica como críticos para o crescimento da sua empresa e monitorizar esses mesmos números em permanência, estará muito mais perto da capacidade de transformar um objetivo em realidade (Tem dificuldade em definir objetivos? Então, leia este artigo!)

Portanto, defina os KPIs e entenda os números.

Conheça os números da sua empresa porque, quando sabemos esses números, a nossa atenção foca-se em fazê-los acontecer e aos fazê-los acontecer o resultado que procuramos fica muito mais próximo.

É como jogar um jogo. Nas minhas empresas todos os colaboradores registam em tempo real os KPIs com que estão comprometidos. Assim cada um chega ao fim do dia e sabe se ganhou ou perdeu, tendo a perfeita noção do que tem de fazer para sair vencedor. Ou seja, o sistema torna-se um jogo em que todos participam.

Se soubermos os números, saberemos também o que temos de fazer para alcançar os resultados pretendidos.

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notifique-me se