Conhecimento Não É Poder - É Potencial | Conteúdos Paulo de Vilhena

Eu considero que a maior falácia desta Era da Informação em que vivemos é que conhecimento é poder.

Toda a gente já ouviu certamente esta ideia. No entanto, o conhecimento só se transforma em poder no dia em que o pomos em prática. Por isso, para mim, conhecimento não é poder… é potencial.

Nós só aprendemos de facto qualquer coisa quando o nosso comportamento muda em função desse conhecimento. É quando pomos o nosso conhecimento em ação que as coisas começam a mudar realmente para nós.

Ao longo da minha vida profissional na área da educação empresarial, já ministrei inúmeros cursos para milhares de profissionais. Muitos deles, se não mesmo a maioria, estão no curso a ouvir uma série de ideias boas, a registá-las num caderno, a pensar que as vão fazer e no final… voltam às suas atividades profissionais e não fazem coisa nenhuma, não aplicam o conhecimento que lhes foi passado. Ou seja, de que adianta ter o conhecimento se não fazemos uso dele? É completamente irrelevante se assim for.

E por que é que isto acontece? Esse é um daqueles mistérios insondáveis da natureza humana.

Para qualquer que seja a nossa área de atividade, existem inúmeros cursos, workshops, livros, CD, artigos na Internet a que podemos ter acesso para adquirir conhecimento verdadeiramente valioso para os nossos desempenhos profissionais. Mas para além de frequentar cursos, ler ou partilhar conhecimento com outras pessoas da área, é crítico que interpretemos a informação que nos chega, a interiorizemos e apliquemos no nosso dia a dia.

O conhecimento só é poder quando se reflete nas nossas práticas e hábitos. Até lá é potencial que podemos escolher ou não usar.

Importa aqui referir que a maior parte de nós desiste das suas ideias antes de sequer as tentar pôr em prática. Em termos médios, nós tentamos menos de uma vez antes de desistir de aplicar uma ideia. Muitas das nossas boas ideias nós não tentamos sequer pôr em prática. Porque acabamos de as ter e já nos estamos a convencer de que não vale a pena tentar fazê-lo.

Gostou deste artigo? Se quer receber quinzenalmente conteúdos como este subscreva a nossa newsletter aqui!

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notifique-me se