Como atrair as pessoas certas para a sua empresa? Paulo de Vilhena

Um dos aspetos que levam uma empresa ao nível de excelência é ter as pessoas certas. Nós, empresários e empreendedores, precisamos de trabalhar com pessoas que sejam competentes, mas que tambémn tenham valores alinhados com os nossos. Mas como saber quem são as pessoas certas?

Jim Collins, no livro De Bom a Excelente, diz que a primeira decisão de todas as empresas é

Quem escolhemos?

E que depois de escolher as pessoas certas, tudo se torna mais fácil.

Considero pela minha experiência que nós precisamos de pessoas viciadas em crescimento. Profissionais que queiram estar acima da média e envolvidos com os resultados. Pessoas que possamos treinar em seguir os sistemas que nós desenvolvemos e que sintam a empresa como sendo sua.

Mais vale, por vezes, pagar um pouco mais por um profissional de qualidade, porque ele vai acrescentar valor e justificar o preço que pagamos. A pessoa que apenas quer cumprir o horário e ter um salário dificilmente é a pessoa certa para nós! Nós precisamos de bons profissionais.

Existe uma série de qualidades que considero essenciais nos profissionais:

Maturidade, resiliência e auto-motivação

Em todas as empresas há dias difíceis, em que as coisas não correm como o esperado. Mesmo quando isso acontece, precisamos que a pessoa volte sempre e esteja lá no dia seguinte, disponível para fazer o que for preciso.

Responsabilidade

Pessoas responsáveis são pessoas hábeis a dar resposta. Respons(abilidade) é o mesmo que dizer pessoas capazes de encontrar respostas para os desafios que encontram. Isto é importante porque não é aquilo que acontece que determina os resultados da empresa, mas sim as respostas que nós encontramos para aquilo que acontece.

Energia positiva

Não é produtivo ter pessoas tóxicas dentro das empresas.

Integridade

Uma das coisas mais difíceis com que lidar numa empresa e em liderança é um colaborador contar-nos algo e nós não sabermos se podemos acreditar. O líder tem de poder escutar uma história e saber que foi exatamente assim. Temos de poder confiar.

Inteligência

Precisamos de colaboradores com um QI (quociente de inteligência) elevado, mas também precisamos de pessoas com um QE (quociente emocional) elevado. Ou seja, pessoas inteligentes com capacidade de se relacionarem umas com as outras.

E você?  Utilize a caixa de comentários abaixo para partilhar o que, enquanto líder, procura nos seus profissionais.

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notifique-me se