Todos queremos ser mais e mais produtivos. Conseguir fazer mais coisas em menos tempo. Conseguir mais resultados com menos esforço. Mas como? Eu acredito que há uma coisa crítica  a fazer.

O nosso tempo é limitado e é o maior fator crítico do nosso sucesso. Seja no trabalho ou na nossa vida pessoal, estamos constantemente a escolher com que atividades vamos ocupar o nosso tempo.

Uma das ideias que eu tento trazer ao mercado com alguma frequência é a ideia de que nós vivemos num mundo dominado por leis. Não só as leis criadas pelo homem mas também as leis que já cá estavam quando cá chegámos.

Ou seja, eu acredito que há uma série de leis universais com as quais é crítico que nós nos alinhemos para podermos atingir determinados resultados. Uma dessas leis chama-se Lei de Pareto e diz que em quase tudo na vida nós temos uma relação de 80/20.

Na gestão do nosso tempo, ou na nossa produtividade, essa relação também existe. O que é que isto significa na prática?

Significa que 20% das tarefas que fazemos durante o dia são responsáveis por 80% dos nossos resultados. E o inverso também é verdade. Portanto, 80% do que nós fazemos num dia só origina 20% dos nossos resultados. 

 

E onde quero chegar com isto?

Se queremos maximizar a nossa produtividade então devemos procurar a concentração máxima!

E no que toca à concentração posso já dizer-lhe que menos é mais.

Concentre-se então nos 20% das suas atividades diárias que produzem 80% dos seus resultados. Se entrar nesses 20% continua a encontrar uma relação de 80/20. Então 20% desses 20% (ou seja, 4% daquilo que faz em todo o seu dia) continuam a trazer a esmagadora maioria dos seus resultados.

Da mesma forma, se continuar a entrar em partes cada vez mais pequenas, vai descobrir que há uma tarefa em que vai centrar a sua atenção.

Eu chamo-lhe AQUELA COISA e é a tarefa que vai trazer a esmagadora maioria dos seus resultados. 

Esta tarefa pode mudar ao longo do tempo. Pode ser uma num trimestre e outra noutro trimestre. Independentemente disso, quando conseguir identificar o ponto central da sua produtividade, conseguirá concentrar-se para os máximos resultados e tornar-se altamente produtivo.

Por isso, se quer ser mais produtivo, encontre AQUELA COISA

Para o trimestre.

Para a semana.

Para cada um dos seus dias.

E a sua produtividade será desmultiplicada. 

Concentre-se totalmente NAQUELA COISA e só trabalhe fora disso no tempo que lhe sobra. 

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notifique-me se