Todos podemos fazer coisas extraordinárias com as nossas vidas. A questão é quantos de nós decidimos que queremos mesmo fazê-las. Tudo aquilo de que precisamos para alcançar o sucesso pode ser aprendido. Mas, como tudo na vida, há um preço a pagar pelo sucesso.
Todas as pessoas têm uma série de atributos inatos, a que ao longo da vida podem somar inúmeras outras qualidades. A atitude, fruto das nossas expetativas, é o fator que diferencia os nossos desempenhos individuais. Ora, aquilo que esperamos de nós próprios tem, por sua vez, origem em determinadas convicções – um conjunto de informação, baseada na nossa experiência e na maneira como a avaliamos, que está gravada no nosso subconsciente, coordenando o nosso comportamento habitual.
Ou seja, o que fazemos diariamente resulta principalmente do hábito que é reflexo da imagem que temos de nós próprios.
E o que podemos concluir com isto?
Da mesma forma que o nosso subconsciente foi programado até hoje de uma certa maneira, podemos reprogramá-lo de forma a nos aproximarmos do que pretendemos para a nossa vida.
No fundo, não somos mais do que aquilo que decidimos ser. Então, qual é o preço a pagar?
Autodisciplina, esforço, compromisso… o preço a pagar pelo sucesso é tudo aquilo que sirva para nos tornar melhores!
Porque se pagarmos esse preço em falta de integridade, e em ser menos do que leal e passarmos por cima dos outros, então não me parece que valha a pena.
Muitos de nós não atingimos os nossos sonhos não por falta de talento mas porque nunca ousámos tê-los ou por falta de compromisso.
Precisamos de estar dispostos a anos de comprometimento e dedicação até que os nossos esforços sejam compensados. Mas o compromisso também dá origem a um nível de coerência entusiástica que nos vai trazendo resultados cada vez maiores. E se tivermos expectativas positivas, verificamos ainda um impacto imediato na forma como nos sentimos – a nossa felicidade e autoconfiança aumenta, aumentando também a nossa resistência aos desafios.
Lembre-se:
Todos temos o potencial para sermos ou conquistarmos aquilo que desejamos na vida. Temos, no entanto, de desenvolver uma série de atributos enquanto os vamos aplicando.
Mas cada um de nós tem a responsabilidade de potenciar os seus atributos inatos e de adquirir novas competências!
Se prometermos a nós próprios conseguir, a única forma de falhar é desistir ou renunciar ao sonho.
Agora que sabe que tem tudo o que é necessário para conseguir aquilo a que aspira, descubra como deve definir os seus objetivos de forma a que os consiga atingir, com o “Guia Passo a Passo para a Definição de Objetivos”.