Os 10 passos da venda moderna | Conteúdos Paulo de Vilhena

O mercado mudou e os consumidores também. Consequentemente, as empresas e os comerciais também têm de mudar se querem continuar a vender. Por isso, hoje partilho convosco os 10 passos da venda moderna.

O nosso universo caracteriza-se por alterações constantes e a um ritmo muito acelerado. O simples ato de comprar e vender hoje em dia tem contornos completamente distintos de como era no passado.

empresas e comerciais que resistem à mudança e acreditam ser eficaz continuar a vender como faziam há 50 anos. No entanto, terão de se adaptar às alterações do mundo, sob pena de não conseguirem acompanhar o novo paradigma de mercado.

 

1.º Passo – Reputação

As pessoas ouvem falar muito bem da nossa empresa, ou de nós como profissionais, e por isso procuram-nos na Internet.

2.º Passo – Website

Se não tiver dinheiro para investir num website, faça um blogue. Um website fantástico é uma plataforma repleta de ofertas sem envolvimento, educativa, cheia de conteúdos que ajudem a resolver problemas. Este espaço tem de ser constantemente atualizado, para que o cliente tenha vontade de ir lá todos os dias.

3.º Passo – Registo

O utilizador deixa o seu registo em troca de informação ainda mais preciosa. Devemos colocar uma “pequena armadilha” no website ou blogue para que, a dada altura, o utilizador nos forneça o seu email em troca de uma oferta de baixo envolvimento, informação valiosa que a nossa empresa lhe possa dar.

4.º Passo – Email

Os utilizadores começam a receber os nossos conteúdos também por email, nomeadamente, alguns testemunhos e histórias de sucesso. A esta altura, as pessoas já têm uma ideia positiva da empresa e querem começar a ter evidências de que o trabalho que fazemos é realmente de qualidade. Isto porque ponderam recorrer aos nossos serviços ou comprar os nossos produtos.

5.º Passo – Vídeos

Os utilizadores têm a oportunidade de ver vídeos sobre nós. É importante que saiba que o YouTube é atualmente o segundo motor de busca mais usado do mundo. Um vídeo é de consumo mais rápido do que um texto. Ter testemunhos de clientes satisfeitos gravados em vídeo é muito eficaz.

6.º Passo – Interação

Dar aos interessados a oportunidade de interagir com a nossa empresa, através do website, mas principalmente através de plataformas como o Facebook, o Twitter e os nossos blogues.

7.º Passo – Contacto direto

As pessoas aceitam uma oferta de médio envolvimento (o que normalmente já implica contacto direto). Por exemplo, frequentam um seminário, visitam-nos numa feira, aceitam um diagnóstico, etc.

8.º Passo – Ajuda

As pessoas pedem ajuda. E qual é a probabilidade de eu fechar uma venda nessa altura? É certamente muito maior do que se eu seguisse o sistema de vendas tradicional.

9.º Passo – Qualificação

Nós qualificamo-las.

10.º – Criar solução

Desenhamos uma solução conjuntamente.

 

Que fatores pensa que mais contribuíram para as alterações no processo de vendas ao longo dos últimos anos? Deixe-nos a sua opinião na caixa de comentários abaixo.

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notifique-me se