Quem me acompanha sabe a importância que os livros têm na minha vida. Posso mesmo dizer que até hoje não houve nenhum desafio na minha vida para o qual eu não tivesse encontrado solução num livro.

Desde problemas relacionais a problemas de saúde e problemas financeiros, todo o tipo de desafios que eu tenho tido na vida, eu tenho resolvido com conhecimento. E a verdade é que ainda não descobri nenhum veículo de conhecimento que para mim funcionasse melhor do que livros.

Eu sempre tive o hábito da leitura. E posso garantir-vos que isso me ajudou a ser a pessoa que sou hoje.

Partilho convosco uma das maiores lições que um dos meus mestres, Jim Rohn, me deixou. Ele dizia: “se queres ser bem-sucedido na vida, assegura-te de que lês um livro por semana.” Esse foi um dos conselhos que eu guardei para a vida. E posso dizer-vos que só depois de quase 10 anos com o hábito de ler um livro por semana é que nós percebemos o impacto que os livros têm em nós.

Não é possível sermos a mesma pessoa depois de lermos 10 livros, porque não há como não sermos afetados pelas ideias com que nos cruzamos.

A nossa maneira de pensar vai sendo moldada e refinada pelas ideias que nos disponibilizamos a conhecer.

Então, se não é possível ler 10 livros e continuar a ser a mesma pessoa, ao fim de um ano, depois de ler cerca de 50 livros, temos de ser alguém completamente diferente.

Às vezes as pessoas dizem que já fizeram um curso comigo ou que já ouviram uma palestra minha. E a minha resposta é sempre: “acho que não, acho que nunca fizeram ou nunca ouviram”. Porque se fizeram um curso comigo há um ou dois anos, eu já não sou a mesma pessoa. Porque desde aí já li seguramente mais 50 livros.

E se eu já não sou a mesma pessoa, por isso, a palestra ou o curso já não são seguramente iguais, e as ideias que lá estão já foram refinadas, melhoradas e ensaiadas de tal forma ao longo desse tempo que já não são apresentadas da mesma maneira.

Por isso dou-lhe também esse conselho.

Dedique algum do seu tempo diário à leitura. Faça dos livros objetos de estudo, fonte de conhecimento e de desenvolvimento não só profissional, mas também pessoal.

 

Aproveito para partilhar consigo alguns livros que recomendo se quer alargar os seus conhecimentos nestas áreas:

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notifique-me se