Se queremos atrair as pessoas certas, temos também de ser a pessoa certa. O mesmo sucede se queremos atrair pessoas competentes, grandes profissionais e honestos. Nós temos de ser a pessoa que queremos atrair.

Na minha opinião, a liderança está intimamente ligada ao desenvolvimento pessoal. Isto porque a liderança não deixa de ser resultado da escolha voluntária, consciente ou inconsciente, que um grupo de pessoas fazem quando decidem seguir-nos.

A liderança não é uma decisão do líder, mas sim do seguidor. Ele escolhe seguir outra pessoa. Por isso pense nas pessoas que tende a seguir? Quais são os seus valores, princípios, práticas?

No geral, nós tendemos a seguir pessoas que têm padrões mais elevados do que os nossos, que acreditamos que nos levam onde não conseguiríamos chegar sozinhos.

Por isso, eu acredito que o processo de nos tornarmos líderes passa por nos tornarmos alguém atrativo e que os outros escolhem seguir porque, de alguma maneira, têm padrões mais elevados.

Então é crítico apostarmos no nosso desenvolvimento pessoal. E cada um de nós pode sempre tornar-se melhor pessoa. E conseguimo-lo com estudo e dedicação.

Se queremos atrair as pessoas certas, temos de ser a pessoa certa. Temos de ser a pessoa com quem os melhores profissionais do mercado na nossa área querem trabalhar, porque que se querem tornar iguais a nós.

Um verdadeiro líder…

  1. É integro. Só a integridade nos mantém no longo prazo. E a falta de alinhamento ético faz cair qualquer liderança.
  2. É altamente ambicioso, no sentido da empresa e não no seu interesse pessoal.
  3. Prepara os outros para também serem líderes. Preocupa-se em preparar a sucessão para que nunca se sinta a falta deles e procura que os seus sucessores sejam muito melhores do que eles.
  4. Sempre que surge em público, atribui o mérito à equipa, nos momentos de vitória, e tenta protegê-la assumindo a responsabilidade, nos momentos mais difíceis.
  5. Tem um ego equilibrado. Normalmente, os verdadeiros líderes são pessoas discretas, embora obcecadas pelos resultados da empresa.

Lembre-se

O caminho da liderança é o caminho do desenvolvimento pessoal.

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notifique-me se