Não posso dizer que estes sejam os 13 livros que mais me influenciaram, nem que são os 13 melhores livros de desenvolvimento pessoal ou de desenvolvimento espiritual. Mas são, sem dúvida alguma, 13 livros que alargaram a minha consciência…

Creio que estas foram as obras que mais me marcaram do ponto de vista da minha evolução pessoal, espiritual e como ser humano nos últimos 12 anos.

São 13 livros que, por ordem mais ou menos cronológica, me tornaram uma pessoa francamente diferente da pessoa que era antes e, acredito eu, uma pessoa melhor.

 

1 – Unlimited Power (O Poder Sem Limites), de Tony Robbins

É um livro com o qual me tenho identificado cada vez menos ao longo do tempo, mas não posso deixar de reconhecer a importância que teve em mim.

Este livro tem uma importância significativa no entendimento de uma parte do funcionamento do nosso cérebro, nomeadamente nos aspetos relacionados com o impacto que a linguagem tem na nossa maneira de sentir, na nossa maneira de pensar e, por consequência, na nossa maneira de agir.

E não é apenas a linguagem verbal, é também a linguagem física. E este é um livro que elabora sobre os fundamentos do que depois se começou a chamar de programação neurolinguística (PNL).

 

2 – Maximum Achievement, de Brian Tracy

Este foi um livro muito importante no meu percurso. Foi escrito por uma das primeiras grandes referências da minha vida, Brian Tracy, que neste livro reuniu o principal conhecimento que existe no mundo sobre psicologia da performance.

Este é o meu livro preferido do Brian Tracy e foi muito marcante no meu progresso em termos de performance pessoal. Ainda hoje influencia muito o meu trabalho e o que levo às pessoas.

 

 

 

 

3 – Seeds of Greatness, de Denis Waitley

Este livro fala em 11 sementes da grandeza, 11 características fundamentais que o professor Denis Waitley identificou nas pessoas da mais alta performance humana, sendo o autor maior especialista mundial nestes temas.

 

 

 

 

 

4 – Mastery, de Robert Greene

Um livro que fala sobre a genialidade, sobre desempenhos de exceção  e sobre o que nos pode ajudar em determinadas áreas para sermos fora de série a nível mundial.

Já que cada ser humano nasce com uma ou duas áreas nas quais pode ser um génio, se dedicar um número absurdo de horas a essas áreas, Robert mostra-nos o caminho para nos conseguirmos tornar excepcionais.

 

 

 

 

5 – The Magic of Thinking Big, de David Schwartz

O autor David Schwartz fala-nos da importância de pensarmos em grande, de contrariarmos esta tendência que nós, seres humanos, temos para ver as coisas pequenas. Ensina-nos a pensar em grande, a refletir sobre coisas que possam ter um impacto marcante na nossa vida e na vida das outras pessoas.

 

 

 

 

 

6 – Feel the Fear and Do It Anyway, de Susan Jeffers

Eu acredito que o medo é a coisa que mais nos trava na vida, que é o grande monstro do desempenho, do progresso e das realizações. Este livro é sobre o medo. Ensina-nos a ultrapassá-lo, aceitando esse medo.

Nós temos dois tipos de medos: os medos situacionais, que salvaguardam a nossa integridade física, e os medos não situacionais, que assimilamos ao longo da nossa vida e nos impedem de fazer as coisas. Aceitar estes medos e ainda assim seguir em frente e fazer as coisas é o que a Susan Jeffers nos ensina neste livro.

 

 

7 – Como Fazer Amigos e Influenciar as Pessoas, de Dale Carnegie

Para mim esta é a bíblia da forma adequada de viver, de considerar os outros, respeitá-los e alinharmo-nos com eles.

Os psicólogos estimam que 85% da gratificação da nossa vida vem da nossa capacidade de estabelecer relações gratificantes de amizade com as outras pessoas. E este livro é um tratado sobre isso, retratando uma lista de coisas que não estamos a fazer. É um livro absolutamente incrível.

 

 

 

8 – Pense e Fique Rico, de Napoleon Hill

Napoleon Hill estudou mais de 500 indivíduos de sucesso na vida. Napoleon diz que há um segredo para o sucesso e que o segredo aparece pelo menos uma vez em cada capítulo. E o segredo, na minha opinião, é o próprio título deste livro: “Pense e fique” (esqueça o rico). Porque o pensamento é a base de tudo. Nós atraímos tudo o que é parte do nosso pensamento permanente.

 

 

 

 

9 –  As 7 leis Espirituais do Sucesso, de Deepak Chopra

Falo muito de leis, dos princípios que governam a nossa existência e o universo, cujo entendimento é decisivo para nos alinharmos com o que pretendemos para nós.

Há uma série de leis que governam a nossa existência. Este livro é sobre essas leis: as 7 leis essenciais do funcionamento do universo.

 

 

 

10 – Deep Truth, de Gregg Braden

Para mim, é um livro crucial que fala de seis verdades profundas, de vários mitos que aprendemos. Verdades sobre a nossa história, sobre o fundamento do mundo, sobre o nosso enquadramento e a nossa história. Acredito que este livro é muito importante nesse sentido.

Fez-me pensar numa série de coisas críticas e, acima de tudo, sobre o nosso papel neste mundo, a nossa história e aquilo que nos rodeia.

 

 

 

11 – Power Vs Force, de David R. Hawkins

É um livro que também fala sobre verdade, sobre as verdades fundamentais, de um nível de entendimento do universo que só as pessoas iluminadas têm e que David Hawkins cruza com a quinesiologia, a ciência que estuda o impacto da energia no nosso corpo.

Através do estudo dessa ciência, David Hawkins traz-nos uma compilação das verdades fundamentais que regem o nosso mundo. Um livro absolutamente brilhante que alarga o nosso entendimento sobre a forma como o mundo funciona.

 

 

12 – O poder do Agora, de Eckhart Tolle

Este livro retrata, na minha opinião, a lição mais importante da espiritualidade. A nossa dificuldade de viver o momento, de viver o agora, porque passamos o tempo preocupados com o que se passou no passado e ansiosos pelo futuro.

De tal forma que não nos apercebemos que no momento presente está tudo bem. O sofrimento vem da angústia e da ansiedade de viver no passado ou no futuro. E esta é uma lição para a vida que o autor Eckhart Tolle nos traz com este livro.

 

 

 

13 – Chega de desculpas, de Wayne Dyer

Wayne W. Dyer aborda uma série de verdades e de princípios científicos que nós tendemos a ignorar e que desmontam todos os álibis clássicos que nós temos para ser felizes, bem sucedidos e alcançarmos resultados na vida.

Mas também podia falar-vos do livro As Novas Ideias para uma Vida melhor, do mesmo autor, um livro que me acompanha todos os dias e que retrata a interpretação de Wayne Dyer sobre o grande livro de filosofia humana “Tao Te Ching” de Lao Tse – absolutamente incrível.

 

 

Espero que estes livros lhe possam ser úteis e que possam realmente ajudá-lo a ser mais feliz, a ter melhores resultados e, essencialmente, a encontrar aquilo que procura na vida!

 

 

1
Deixe um comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
Enrique De Ahumada y Ramos Recent comment authors
  Subscribe  
mais recente mais antigo com mais votos
Notifique-me se
Enrique De Ahumada y Ramos
Visitante
Enrique De Ahumada y Ramos

“O poder nasce do conhecimento organizado, mas é por meio da aplicação e do emprego que dele se faz” (N. Hill)