Como ser um empreendedor - Conteúdos Paulo de Vilhena
NOVO EBOOK GRATUITO PARA EMPRESÁRIOS
NOVO EBOOK GRATUITO PARA EMPRESÁRIOS
Próxima Página Próxima Página

Somos normalmente ensinados desde pequenos que o nosso percurso na vida deve respeitar determinados parâmetros.

Por exemplo, no que toca à nossa vida profissional, a maior parte de nós é ensinado a ir à escola, a ser um bom aluno para depois arranjar um bom emprego. Nas universidades, seguindo a mesma ordem de ideias, somos levados a especializarmo-nos em determinadas áreas.

Mais tarde, no mercado de trabalho, somos ensinados a seguir instruções e a aumentar o nosso nível de especialização, tornando-nos o melhor possível enquanto empregados, para dessa forma evoluirmos na carreira. A própria sociedade tem tendência para aumentar esta pressão, criando a ideia de que o modelo de bom cidadão será o de alguém com um bom nível de educação e com um bom emprego.

Regra geral, aqueles que se especializam acabam por trabalhar para aqueles que lideram. E os que lideram são normalmente os generalistas.

A questão fundamental é que a sociedade está formatada para fazer de cada um de nós seguidores. O nosso próprio sistema de ensino está desenhado dessa forma. Ao ensinarmos as pessoas a comportarem-se desta maneira, estamos a criar um problema no que respeita ao empreendedorismo. Quantos de nós estarão não só dispostos, mas também preparados para montar as suas próprias empresas? Afinal, como ser um empreendedor?

O nosso empreendedorismo passa então não só por desenvolvermos uma mentalidade de SUCESSO, mas também por adquirirmos as aprendizagens necessárias para esse mesmo sucesso. Antes de esperarmos por resultados, temos de desenvolver as aprendizagens necessárias para chegar a esses resultados.

 

Como começar então?

Encontrar uma razão. Encontrar a nossa razão. O nosso porquê! Porque fazemos o que fazemos?

Um motivo espiritual mais importante que a nossa realidade material. Se encontramos o nosso “porquê”, todos os “comos” aparecerão muito facilmente.

 

Compreenda o poder da escolha

Uma das coisas que a vida tem de bom é que todos os dias podemos fazer escolhas novas. Novos caminhos, novas estratégias e novas opções. Perceber a importância da associação. O poder das redes de contactos, do networking. O mais importante de estar perto das pessoas certas é que as melhores oportunidades e aprendizagens estão junto destas pessoas.

Aprenda uma coisa de cada vez. Antes de dominar uma ferramenta, uma estratégia, ou uma aprendizagem, não passe para outra. Não tente fazer tudo ao mesmo tempo. Nós tornamo-nos aquilo que aprendemos, pelo que é importante aprender bem.

 

Rodeie-se de bons profissionais

Desde os seus fornecedores, aos seus colaboradores. A informação não tem preço. Trabalhar com bons advogados, bons contabilistas, bons brokers pode sair mais caro, mas trará seguramente retorno.

 

Não gaste o retorno do seu negócio em bens de consumo

Quantas vezes vemos empresários, a quem as coisas até correm bem numa fase inicial, a gastar uma parte importante do dinheiro que ganham? O dinheiro feito no nosso negócio deve ser investido em ativos geradores de rendimentos. Aquilo que devemos consumir não deve ser mais do que o gerado por esses ativos. Primeiro faça dinheiro, depois invista esse dinheiro e aí sim compre os seus brinquedos. Este será o caminho para a riqueza.

 

Domine os benefícios da modelagem

Tenha bem claro quem são os seus modelos. Os seus heróis. Siga o caminho daqueles que admira e terá boas probabilidades de ter resultados semelhantes.

 

Entenda que o derradeiro segredo do sucesso é a AÇÃO

Saber é fundamental, mas não é suficiente. O que fazemos com aquilo que sabemos é ainda mais importante. Procure novas ideias e aja.

 

Por último, conheça o poder de DAR

Se quiser dinheiro, dê dinheiro. Se quiser vendas, procure ajudar alguém a vender. Ensine a vender. Se quiser contactos, dê-os primeiro a outros que também precisem.

A reciprocidade é quase mágica. Se damos aquilo que mais queremos, receberemos isso mesmo em quantidades ainda maiores. Com frequência, apenas o processo de pensar a forma de dar aquilo que procuramos, liberta uma corrente de retorno. Ensine e receberá. Se quer aprender sobre sucesso, dinheiro e negócios comece por partilhar aquilo que já sabe.

Write A Comment