A velocidade pode matar o seu negócio | Conteúdos Paulo de Vilhena

Muitos empresários e empreendedores iniciam as suas atividades comerciais com uma obsessão pelo crescimento. Todavia, a velocidade pode matar o seu negócio.

Na fase inicial de uma empresa, é crítico ganhar dinheiro para mantê-la viva. Para tal, é prioritário gerar cash flow. Ora, ao iniciar um negócio, querer fazê-lo crescer a uma velocidade desenfreada, ao mesmo tempo que tem necessidade de gerar cash flow rápido, pode resultar num desastre.

Recordemos que o exemplo de Warren Buffet, que, na minha opinião, é a pessoa que mais sabe sobre negócios no mundo. Este investidor e empresário foi várias vezes considerado o homem mais rico do mundo. Mas repare: depois de iniciar o seu negócio, Warren Buffet levou 14 anos a fazer o seu primeiro milhão. 99% da sua fortuna foi feita depois dos 50 anos. Isto aconteceu há algumas décadas, no entanto, não espere conseguir algo semelhante num espaço de tempo muito mais curto. É essencial que conheça a diferença entre tempo vertical e tempo horizontal.

É comum do ser humano querer os resultados o mais rapidamente possível, mas é crítico que encontrar um equilíbrio entre a velocidade de crescimento e as necessidades de fluxo de caixa dos nossos negócios.

Então crescimento sustentado é muito mais importante que crescimento rápido.

Gosto de fazer esta comparação. Os negócios são maratonas, não são sprints. Se nós quisermos ficar ricos depressa, o risco é normalmente inaceitável. Dificilmente se consegue fazer um milhão, de forma sustentada, em menos de 7 anos hoje.

Portanto, lembre-se: crescimento misturado com velocidade e cash flow rápido pode matar o seu negócio!

Gostou deste artigo? Se quer receber quinzenalmente conteúdos como este subscreva a nossa newsletter aqui!

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notifique-me se