O mercado mudou e os consumidores também. Consequentemente, as empresas e os comerciais também têm de mudar se querem continuar a vender. Por isso, hoje partilho convosco os 10 passos da venda moderna.
O nosso universo caracteriza-se por alterações constantes e a um ritmo muito acelerado. O simples ato de comprar e vender hoje em dia tem contornos completamente distintos de como era no passado.
Há empresas e comerciais que resistem à mudança e acreditam ser eficaz continuar a vender como faziam há 50 anos. No entanto, terão de se adaptar às alterações do mundo, sob pena de não conseguirem acompanhar o novo paradigma de mercado.
1.º Passo – Reputação
As pessoas ouvem falar muito bem da nossa empresa, ou de nós como profissionais, e por isso procuram-nos na Internet.
2.º Passo – Website
Se não tiver dinheiro para investir num website, faça um blogue. Um website fantástico é uma plataforma repleta de ofertas sem envolvimento, educativa, cheia de conteúdos que ajudem a resolver problemas. Este espaço tem de ser constantemente atualizado, para que o cliente tenha vontade de ir lá todos os dias.
3.º Passo – Registo
O utilizador deixa o seu registo em troca de informação ainda mais preciosa. Devemos colocar uma “pequena armadilha” no website ou blogue para que, a dada altura, o utilizador nos forneça o seu email em troca de uma oferta de baixo envolvimento, informação valiosa que a nossa empresa lhe possa dar.
4.º Passo – Email
Os utilizadores começam a receber os nossos conteúdos também por email, nomeadamente, alguns testemunhos e histórias de sucesso. A esta altura, as pessoas já têm uma ideia positiva da empresa e querem começar a ter evidências de que o trabalho que fazemos é realmente de qualidade. Isto porque ponderam recorrer aos nossos serviços ou comprar os nossos produtos.
5.º Passo – Vídeos
Os utilizadores têm a oportunidade de ver vídeos sobre nós. É importante que saiba que o YouTube é atualmente o segundo motor de busca mais usado do mundo. Um vídeo é de consumo mais rápido do que um texto. Ter testemunhos de clientes satisfeitos gravados em vídeo é muito eficaz.
6.º Passo – Interação
Dar aos interessados a oportunidade de interagir com a nossa empresa, através do website, mas principalmente através de plataformas como o Facebook, o Twitter e os nossos blogues.
7.º Passo – Contacto direto
As pessoas aceitam uma oferta de médio envolvimento (o que normalmente já implica contacto direto). Por exemplo, frequentam um seminário, visitam-nos numa feira, aceitam um diagnóstico, etc.
8.º Passo – Ajuda
As pessoas pedem ajuda. E qual é a probabilidade de eu fechar uma venda nessa altura? É certamente muito maior do que se eu seguisse o sistema de vendas tradicional.
9.º Passo – Qualificação
Nós qualificamo-las.
10.º – Criar solução
Desenhamos uma solução conjuntamente.
Que fatores pensa que mais contribuíram para as alterações no processo de vendas ao longo dos últimos anos? Deixe-nos a sua opinião na caixa de comentários abaixo.