MELHORES RESULTADOS EM TEMPO RECORDE
MELHORES RESULTADOS EM TEMPO RECORDE
→ Descubra Aqui ← → Descubra Aqui ←

Depois de definirmos os objetivos e de desenharmos os planos, precisamos de executá-los consistentemente e de monitorizar essa mesma execução. É importante sabermos que a equipa vai no caminho certo, mas é também importante estarmos no caminho certo no máximo de ritmo possível.

O ritmo é por isso uma das disciplinas essenciais da execução consistente (conheça as restantes neste artigo).  E isso consegue-se essencialmente com duas atividades: reuniões ordinárias e avaliações.

Em relação às reuniões, estas devem ser…
… Trimestrais

O trimestre é o prazo ideal para maximizar a performance nas empresas. No final de cada trimestre, deve-se fazer uma avaliação do que aconteceu no anterior e planear o que tem de acontecer no seguinte. Todas as métricas devem ser analisadas e redefinidas na última semana do trimestre. Eu defendo que prazos maiores do que o trimestre acabam por estimular a complacência, principalmente no início do período.

… Semanais

São reuniões curtas de cerca de uma hora. Devem, portanto, ser reuniões objetivas, com uma agenda clara, e o mais produtivas possível.

… Diárias

São reuniões de apenas 10 minutos, de preferência realizadas de pé. O que importa aqui é saber o que aconteceu no dia anterior e o que tem de acontecer nesse mesmo dia.

ATENÇÃO: Muitas empresas sofrem de “reunite”. Porque têm muitas reuniões que pouco ou nada contribuem para a execução dos planos e prossecução de objetivos. É crítico que os seus colaboradores saiam de cada reunião com a exata noção do que devem executar qualitativa e quantitativamente.

Já as avaliações devem acontecer pelo menos a cada seis meses.

Os nossos colaboradores precisam saber se estão em linha com as nossas expectativas ou não. Por isso seja o mais objetivo possível, perante uma grelha de critérios previamente definidos.

Esta avaliação é uma forma justa de dar um feedback contínuo e consistente a todos os colaboradores da equipa. Só assim eles perceberão de forma clara e objetiva se estão alinhados ou não com as suas expectativas e se estão a dar o contributo que é suposto darem para a execução do plano estabelecido.

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notifique-me se