É UM EMPRESÁRIO AMBICIOSO?
É UM EMPRESÁRIO AMBICIOSO?
Próxima Página Próxima Página

Nos últimos 15 anos e desde que comecei a ajudar, profissionalmente, empresários a mudar os seus resultados, que com frequência me perguntam pela razão de se ter um Business Coach.

E perdoem-me por dizer um Business Coach de verdade!

Alguém que entende o funcionamento da sua empresa. Que distingue ativos de passivos, custos de proveitos e lucros de fluxo de caixa. Algum com experiencia de marketing, vendas e liderança e capaz de discutir consigo as questões fundamentais da estratégia empresarial.

Não alguém que o vai fazer acreditar que tudo é possível,  alinhar os seus valores e convicções e contribuir para que perca uma fortuna motivadamente, enquanto acredita que todas as respostas estão dentro de si e que não são necessárias competências de gestão para fazer as perguntas certas e o ajudar a tomar decisões educadas.

Muito menos alguém que o vai lembrar dos seus sucessos passados e usá-los para lhe mostrar que sucessos futuros de igual ou maior dimensão estão para si reservados.

Os seus sucessos passados não apenas não asseguram nenhuns acessos futuros, como muitas vezes contribuem para uma miopia que inclusivamente os dificulta.

O seu Coach de negócios ainda que obviamente se preocupe consigo estará lá como um parceiro para o seu negocio e preocupado com o mesmo.

Ao contrário do que as teorias modernas sobre esta indústria do coaching defendem (porque muita gente ganha dinheiro com elas), este profissional será um conselheiro e um mentor.

E o que o legitima a estar neste papel não é um curso de 300 horas e uma certificação internacional (o que raio que isso queira dizer), mas sim um curriculum académico e profissional que comprovem a sua capacidade técnica e histórico de resultados.

Ele irá obrigá-lo a refletir sobre cada oportunidade sem que o deixe ponderar os riscos, probabilidades, eventuais custos de a coisa não correr bem e sacrifícios que tenha de fazer. Ele irá alertá-lo para muitas coisas que possam não correr como planeado e que eventualmente não esteja a ver: não para que recue nos projetos, mas para que se prepare melhor e construa um plano à prova de bala.

Este profissional irá obrigá-lo a parar para pensar e amadurecer as decisões que precisa de tomar para assegurar o crescimento da sua empresa.

Irá ensiná-lo a controlar e medir as atividades desempenhadas pela sua equipa para que estes sejam consistentes em assegurar as causas que trarão os efeitos que procura. E, finalmente, analisará consigo todos os resultados, para que possa ir tomando medidas de ajustamento e assim se aproximar dos seus objectivos.

É preciso entendermos como se faz crescer um negócio.

E não é com motivação, paixão, visualização, convicção e esforço apenas. Todas estas coisas vão ajudar bastante, principalmente nos momentos mais difíceis, mas estão muito longe de ser suficientes. Como digo sempre, os negócios são um desporto intelectual: por isso jogar com a cabeça é critico, como no xadrez.

E é para isso que toda a ajuda é bem-vinda.

 

Paulo de Vilhena
Presidente na Paulo de Vilhena Business Excelerators

 

 

Write A Comment