EstratégiaExecuçãoFinanças PessoaisLiderança e comportamentoVendasVendas, lucro e cash-flow

Visão, Missão e Valores para PME


Partilhe este artigo

Na maior parte das PME, com que nos vamos cruzando na nossa atividade, não é frequente encontramos visão, missão e valores da empresa claramente definidos e escritos e, principalmente, conhecidos e vividos pelos colaboradores.

Na minha opinião estes três aspetos são os pilares da definição estratégica da empresa e também da cultura da mesma.

E a cultura de uma empresa é dos aspetos mais subavaliados pela maior parte dos empresários. A cultura de uma empresa é o que faz a diferença entre termos um conjunto de bons colaboradores ou uma boa equipa. Por outras palavras, a cultura de uma empresa é o que distingue se o resultado dos esforços individuais será menor ou maior do que a soma das partes.

VISÃO: James MacPherson, um dos maiores estudiosos do processo de liderança, concluiu na sua investigação que a maior característica dos Líderes empresariais é terem uma visão. Até na bíblia surge a ideia de que “quando não existe uma visão o povo perece”. Quando o líder não define uma visão entusiasmante do futuro, os colaboradores limitam-se a cumprir as suas tarefas e os seus horários. É a visão que os faz correr o quilómetro extra e enfrentar os momentos difíceis. É esta visão que serve de farol em todas as ocasiões e que guia a empresa no longo prazo.

MISSÃO: O Psiquiatra Austríaco Viktor Frankl, prisioneiro dos campos de concentração alemães, durante a 2ª Grande Guerra, concluiu, após uma vida de pesquisa, que o maior motivador da ação humana seria a existência de um propósito e significado para a sua vida.

A missão será a forma como a liderança entende que a empresa (o conjunto dos seus colaboradores) se deve comportar, no sentido de atingir a sua visão. Deve definir uma forma de estar, uma forma de fazer e a forma de trilhar o caminho, para atingir a visão.

VALORES: Costumo definir os valores de uma empresa como as regras do jogo. Os princípios que regulam o comportamento da equipa. E que alinhem a missão com a visão. Defendo que uma empresa deve ter entre 6 a 9 valores, sendo que cada 2/3 devem servir, respetivamente, os clientes, os colaboradores e os sócios da empresa. Desta forma, pretendemos assegurar que os valores estão alinhados com todo o ambiente do negócio servindo todos os que estão envolvidos.

Paulo de Vilhena

 

X

Conteúdo de acesso reservado

Registe-se para aceder a este conteúdo.

Ao efectuar o registo irá subscrever a nossa newsletter.
Caso já tenha efectuado a subscrição, terá acesso imediato ao conteúdo.