Há sempre um modo como os indivíduos agem no interior de qualquer empresa. É a cultura da empresa que baliza e molda esse mesmo comportamento.

E mesmo não havendo consciência disso, todas as empresas têm uma cultura. No entanto, nem todas as culturas servem os interesses do empresário ou da organização.

Uma das funções mais importantes do líder é sempre o desenho, a definição e a guarda da cultura da empresa.

Quando os líderes não a definem e não cuidam dela, esta estabelece-se por defeito.

Uma empresa é um organismo vivo que caminha seguindo um projeto. Por isso é importante que todas as pessoas que nela trabalham sintam que fazem parte desse projeto. Só assim poderão dar o melhor de si, contribuindo para manter a organização viva.

A cultura da empresa é o fator que permite esta união em torno da missão da empresa.

Na prática, são os valores que o líder considera absolutamente inegociáveis, que os seus colaboradores têm de partilhar e que garantem que todos se comportam alinhados com os mesmos princípios.

A partir do momento em que são definidos esses comportamentos, eles são para ser vividos e guardados.

No vídeo abaixo poderá ver um trecho da minha entrevista a Carlos Seguro de Carvalho, parceiro da Mind Source Partner, uma empresa de consultoria na área dos negócios, estratégias e das novas tecnologias.

Neste bocado de entrevista falamos extamente da forma como a cultura empresarial influencia os resultados da empresa e a captação de talento, evitando a rotatividade.

Veja a entrevista completa clicando no banner abaixo!

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notifique-me se