Nem tudo o que parece é! Está comunicar o valor? | Paulo de Vilhena

A História está cheia de casos em que a melhor solução do mercado não foi a que vingou. Porque grandes qualidades e atributos não garantem por si só o sucesso de uma solução no mercado.  É preciso que os clientes entendam e reconheçam o valor do produto ou serviço que comercializamos. Por isso temos de comunicar o seu valor!

Na hora de comprar, as pessoas só se dispõem a pagar um preço mais elevado pela nossa solução quando percecionam claramente esse valor acrescido.

Se o valor acrescido não for absolutamente claro para o cliente, o único fator que pesará na decisão será o preço. E normalmente a guerra pelo preço destrói valor para todos os players envolvidos.

Existem empresas que proporcionam menos valor do que os seus concorrentes mas que, ao comunicarem esse valor de forma mais eficaz ao mercado, acabam por conseguir assumir posições de liderança.

Portanto, é crucial criar valor, mas é igualmente crítico comunicar esse valor.
E na comunicação do valor há 3 aspetos que deve ter em conta:

 

#1 – O PRODUTO

Nos dias de hoje, o acesso à informação torna o consumidor muito mais exigente. Todos pretendem uma solução adaptada à sua identidade. Lembre-se disso quando comunicar o seu produto.

#2 – O MARKETING

Nas grandes empresas, acredito que os grandes investimentos nesta área servem acima de tudo para não perderem a notoriedade face aos seus concorrentes, e não tanto para criar vantagem competitiva.

Mas nas PME é ainda muito deficiente a utilização das ferramentas de marketing e extremamente reduzida a monitorização e rastreio do que resulta ou não resulta. Não sabe como fazer uma campanha de marketing? Conheça as 7 Questões a Que Deve Responder Antes de Definir uma Campanha de Marketing neste artigo e crie a sua!

#3 – A EXPERIÊNCIA DO CLIENTE

A experiência emocional que um cliente tem quando transaciona com a nossa empresa é essencial para o negócio. As ligações emocionais entre as empresas e os clientes são uma das mais relevantes formas de diferenciação atualmente.

 

Portanto, lembre-se…

Tão importante quanto a criação de valor é a comunicação do valor.

 

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notifique-me se