Curso Mini-MBA. Inscreva-se Aqui.
Curso Mini-MBA. Inscreva-se Aqui.
Próxima Página Próxima Página

Hoje quero explicar-lhe como apenas duas palavras podem arruinar a sua liderança da sua empresa ou equipa.

Sim, mas…

Se diz isto, nunca será um líder!

Esta expressão, ou qualquer outra que a substitua, é um dos maiores erros num processo de liderança. Nós perdemos o nosso interlocutor quando começamos uma resposta desta forma. Porque, quando o fazemos perante uma verbalização que mostra uma determinada perspetiva, a pessoa vai reagir como se fosse um beliscão no ego, mesmo que não seja essa a intenção.

Depois de um “sim, mas” vem sempre um porquê, uma justificação para não ser possível fazer alguma coisa. Esta expressão significa, entre outras coisas, que está simplesmente a validar o que fez até ao momento. Mostra que não escutou o seu interlocutor e que nem sequer quis entender este lhe tentou transmitir. Significa que não está disposto a sair da zona de conforto para interiorizar e eventualmente aceitar a ideia do outro.

Consequentemente, sempre que alguém partilhar consigo uma ideia e você começar a resposta desta forma, vai perder essa pessoa. E um dos desafios do líder é como é que conseguimos dizer aquilo que pode magoar e ao mesmo tempo não perder a pessoa.

A maior parte de nós estamos tão habituados a fazê-lo que nem nos apercebermos do que isso possa significar para quem nos ouve. Por isso, é importante que interiorizemos que não o devemos dizer e façamos esse esforço. Até porque podemos verbalizar a mesma ideia de uma forma muito mais positiva.

Experimente “e se”

Quando o ser humano diz “e se”, a resposta já não interessa, o desafio foi lançado. Porque a seguir a “e se” vem uma lista de possibilidades. Então, esta é a expressão que abre todas as portas, todas as soluções. E alguma das possibilidades há de resultar. Se uma não resultar, põem-se de lado e experimenta-se outra.

 

Lembre-se:
“Sim, mas” põe-me na zona de conforto, porque o que vem a seguir é sempre uma lista de álibis. Enquanto, “e se” tira-me da zona de conforto e obriga-me a pensar em todas as possibilidades.

 

Já tinha pensado nisto? Diz alguma destas expressões? Ou já as ouviu várias vezes? Como se sentiu? Deixe-me a sua opinião na caixa de comentários abaixo!

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notifique-me se