Consegue traçar um perfil das características fundamentais que não podem faltar a um empresário bem-sucedido?
Têm sido investidos muitos milhões, nos últimos anos, na procura dos princípios comportamentais do empresário de sucesso. As conclusões que todos esses estudos têm vindo a apresentar são, no fundo, bastante semelhantes.
De facto, confirma-se que estes empresários têm uma série de características em comum. E o que é curioso é que essas características são, pelo menos, tão importantes como o conhecimento técnico.
Estes Empresários de Sucesso têm uma enorme noção de responsabilidade.
No sentido de compreender que todos os seus resultados decorrem das decisões que tomaram e não da organização de fatores que escapam ao seu controlo.
Neste contexto, destaco 5 características que diferenciam um empresário “vulgar” de um empresário de Sucesso:
1 – São fanáticos da definição de objetivos e têm uma enorme consciência de realização.
2 – São otimistas. Não por esperarem que as coisas se organizem naturalmente e em linha com os seus desejos, mas por esperarem bons resultados da sua ação deliberada.
3 – Compreendem normalmente que a chave do sucesso passa por encontrar formas de servir a um maior número de pessoas. E que quando estabelecem relações de ganhar-ganhar se cria e se distribui mais valor.
4 – Mostram-se pessoas bastante autodisciplinadas, sabendo que os seus resultados decorrem diariamente de práticas simples que repetem diariamente de forma habitual.
5 – São absolutamente sedentos de conhecimento, parecendo ter uma compreensão de que os seus resultados são alavancados pela qualidade das suas escolhas e das suas decisões. E que estas opções serão tanto melhores, quanto mais elevado seja o seu conhecimento.
Além destes 5 pontos que salientei, nāo posso deixar de falar de outro traço de personalidade. Ou, se preferirem, de mentalidade, dos empreendedores de sucesso.
Encontrar soluções em vez de justificações!
A maior parte de nós deixou-se condicionar ao longo da vida para explicar antecipadamente todas as razões pelas quais não vai ser possível atingir um resultado.
E fazemos isso porque ter uma explicação para não nos propormos a fazer algo, de alguma forma, dá-nos um álibi para continuarmos na zona de conforto. Algo que impede muitos de nós de crescer e de ter resultados superiores.
Os empreendedores de sucesso são obcecados por encontrar soluções.
Lembre-se! Nunca mais explique porque não é possível atingir algum resultado, passe a perguntar sempre como é que lá vai chegar.