CURSOS ONLINE DISPONÍVEIS AQUI
CONHEÇA OS NOSSOS CURSOS ONLINE
Próxima Página Próxima Página

Os gurus têm fórmulas, os mestres têm livros de reflexões.

Por alguma razão que ainda não consegui entender, nós seres humanos, gostamos de acreditar que são possíveis soluções fáceis para situações difíceis. Vemo-lo diariamente: levamos anos a cometer erros de julgamento, o que acaba por colocar-nos numa situação limite e depois queremos sair dela de uma forma fácil, como que por artes mágicas.

Talvez por isso se tenha criado uma indústria de criar e vender este tipo de soluções.

São as consolidações de crédito, as dietas milagrosas, as curas quânticas, as semanas de 4h , os coachings, as soluções designadas por siglas poderosíssimas, as auto-ajudas e uma série de outras tecnologias que, ou são completamente sobre-valorizadas ou mesmo absolutamente fraudulentas.

Parece que perdemos o contacto com a realidade e nos esquecemos de que a causa e feito continua a ser a lei de ferro do universo:

os nossos resultados decorrem das nossas disciplinas, temperadas pelas variáveis incontroláveis do ambiente à nossa volta!

No entanto, quando nos lembramos das pessoas que mais admiramos e que, de facto, estão a viver com os resultados que também procuramos, reparamos que elas não os atingiram dessa forma.

No meu caso, as pessoas que mais admiro, atingiram os seus resultados sempre através de estudo, refinamento do seu entendimento sobre os fenómenos, bom senso, medição, afinação das suas abordagens e trabalho empenhado e comprometido.

Muitas vezes essas pessoas têm também a felicidade de se cruzarem com algum tipo de mentor ou professor que lhes traz alguma iluminação sobre algumas ideias fundamentais que lhes permitem chegar mais rápido ao caminho certo.

Quando olho para as pessoas que mais admiro, encontro sempre estas características e reparo também que todas elas começaram no fim da fila.

Entraram muitas vezes no último lugar da fila, mas tiveram a resiliência de ficar até chegar a sua vez e pagaram o preço antes de poder usufruir dos resultados, ainda que o seu sucesso estivesse longe de ser claro ao início e muitas vezes parecia até improvável.

Colocando a coisa por outras palavras:

a vida e os negócios são complexos e a resposta certa para alguns de nós não será para outros seguramente.

Cada um tem o seu caminho para fazer e os resultados positivos são circunstanciais e momentâneos (assim como os negativos). Nada dura para sempre, por muito que queiramos ter a ideia de perpetualizar o que associamos ao sucesso, seja felicidade, saúde, riqueza, relacionamentos.

Por isso não há receitas, fórmulas nem verdades generalizadas.

Pessoalmente, desconfio dos conjuntos de especialistas que reclamam ter todas as respostas, que normalmente acompanha com elevados graus de certeza, mesmo que não tenha a mais pequena ideia da especificidade da sua situação.

Sempre observei e nalguns casos em causa própria, que o inflamento do ego precede muito mais vezes o fracasso que o sucesso.

Os melhores professores e mentores que conheci sempre tiveram muito mais perguntas do que respostas e muito mais dúvidas do que certezas.

Eles sabem que ter consciência do que não sabem e do que não veem, que é incomparavelmente mais do que o que podem achar que conhecem, os torna muito mais conscientes da realidade e os torna mais capazes de ajudar alguém.

Volto a repetir, os gurus têm fórmulas e os mestres têm livros de reflexões.

Paulo de Vilhena
Presidente na Paulo de Vilhena Business Excelerators

 

 

Write A Comment