Hoje falo-lhe do segundo passo da receita do sucesso: objetivos. Já sabemos que o processo de realização humana começa com um sonho. Mas há uma altura em que temos de transformar os sonhos em algo mais concreto, em objetivos. É nesta fase que decidimos que vamos realmente atingir um determinado resultado.

Da minha experiência com equipas comerciais, o fator que identifico como o principal limitador ao desempenho dos profissionais é a inexistência de objetivos. E a nossa capacidade de definir metas é provavelmente a principal competência para o sucesso.

No geral, nas várias áreas da vida, penso que somos fracos a definir objetivos. Principalmente porque os confundimos com desejos. Um objetivo é qualquer coisa que considero inegociável, ou seja, vai acontecer. Enquanto um desejo é algo que acontece se o universo se organizar nesse sentido.

Há também quem associe a felicidade à realização de determinados objetivos. Mas não há nada de mais errado. Onde chegamos não é importante se continuamos a ser a mesma pessoa ao chegar lá. Além disso, há sempre mais coisas a desejar. Se a nossa felicidade depende daquilo que não temos, nunca vamos ser felizes.

Entenda plenamente “A IMPORTÂNCIA DE DEFINIR OBJETIVOS”.

 

2.º Passo – Objetivos

É importante termos a capacidade de assumir a responsabilidade de atingir os nossos objetivos. Para isso, torna-se essencial compreendermos que não é importante de onde vimos, mas sim para onde nos dirigimos.

A definição de objetivos claros e precisos vai-nos trazer a confiança, a motivação e as competências necessárias para atingirmos os resultados pretendidos. Quanto mais claros forem os objetivos, mais poderosos se vão tornar e maior será a nossa capacidade de os atingir.

O melhor conselho que algum dia ouvi, no que respeita ao sucesso, foi que se deve escrever todos os dias os objetivos, elaborar planos para os atingir e criar hábitos diários de contribuição para a realização de cada um deles. Guarde este conselho também para si!

Em breve, revelar-lhe-ei o terceiro passo desta receita. Se ainda não conhece o primeiro, leia também “RECEITA DO SUCESSO: 1.º PASSSO – SONHOS“.

 

Conheça as “4 REGRAS FUNDAMENTAIS PARA DEFINIR OBJETIVOS” e descarregue também a “CHECKLIST – Definição de Objetivos 100% Realizáveis“.

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notifique-me se