MELHORES RESULTADOS EM TEMPO RECORDE
MELHORES RESULTADOS EM TEMPO RECORDE
→ Descubra Aqui ← → Descubra Aqui ←

Começo hoje a partilhar convosco uma série de artigos onde vou detalhar a forma como sugiro que os comerciais pensem estrategicamente a sua atividade. Vou revelar-vos aquela que considero ser a receita do sucesso: SOPA! Sonhar é o primeiro passo e do qual vos falo hoje.

Acredito que atingir o sucesso em qualquer área das nossas vidas não é muito diferente de atingir o sucesso na confeção de um prato de culinária. Isto porque existe um processo ordeiro e sistematizável que, depois de aprendido, pode ser replicado vezes sem conta. Para fazer crescer uma empresa, construir fortuna ou atingir os nossos objetivos em vendas não será diferente. Mas parece-me que a maior parte das pessoas não conhece o processo de realização humana. Para mim esse processo obedece àquilo a que chamo de modelo SOPA!

 

1.º Passo – Sonhar

Acredito que qualquer realização humana começa com um sonho, uma criação mental. Somos bons a sonhar com 4 anos de idade. Estima-se, no entanto, que grande parte da nossa criatividade seja perdida entre os 4 e os 7 anos de idade. Isto porque os pais tendem a ensinar os filhos a comportar-se de um determinado modo e a não experimentar coisas diferentes. Enquanto em casa (e também na escola) somos educados, somos simultaneamente ensinados a não sonhar. Mas precisamos de o continuar a fazer, se queremos fazer algo realmente extraordinário com as nossas vidas.

Visão

A maior parte dos psicólogos parece estar de acordo com a ideia de que se somos capazes de formular um objetivo, somos capazes de o alcançar. A minha experiência de anos a acompanhar empresários e comerciais aponta nesse mesmo sentido.

A existência de clareza em relação ao nosso destino torna-se um fator fundamental. Um fim claramente identificado é o que garante que diariamente nos movamos em direção a uma determinada realização, enquanto nos dá condições para monitorizarmos o nosso progresso. Podemos chamar a isto o poder do propósito.

Acredito que cada profissional deve ter essa preocupação. É essa visão do que quero para a minha vida que deverá nortear a construção do meu trajeto profissional.

Missão

A missão torna-se o modo como pretendemos atingir a nossa visão, isto é, forma como queremos ficar conhecidos. Devemos conciliar, ao máximo, os aspetos estratégicos, que focam a energia individual para o sucesso a longo prazo, com os aspetos operacionais que balizam a ação diária e mais tática, garantindo que estamos a atingir o marco de curto prazo no caminho para o que pretendemos.

A missão serve também para encontrar respostas a várias questões a que devemos responder no nosso caminho. “O que é que nos move?” é uma delas.

Explicar-lhe-ei, em breve, como sonhar se concilia com o próximo passo desta receita.

Leia mais sobre A Missão em “DEFINIR A MISSÃO DA EMPRESA PARA ALCANÇAR O SUCESSO”.

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notifique-me se