O ano está a chegar ao fim, portanto, é altura de perguntar se já concretizaste os objetivos anuais da empresa? Se a resposta é “não” e estás a pensar no que poderás fazer para lá chegar, hoje tenho algumas dicas para aplicares nestes últimos dias do ano.

1.º Percebe o que correu bem

Procura as ações que correram melhor este ano nos indicadores de performance de negócio (KPI). Escolhe três dessas ações e volta a calendarizá-las para os próximos dias. Nesta altura, não inventes estratégias novas nem faças experiências. Porque vale mais jogar pelo seguro. Portanto, reforça a todos os colaboradores que os objetivos são inegociáveis e que os resultados estabelecidos têm mesmo de aparecer até ao término do ano.  Aposta em ações que já tenham trazido bons resultados e que já tenhas a certeza de que resultam.

2.º Redobra a energia 

Não sei se é mais tempo, mais concentração ou apenas mais foco. Pensa no que te tem faltado nos últimos tempos para ainda não teres concretizado os objetivos. É fundamental fazeres este esforço até ao final do ano. Decide o que queres fazer de diferente e aplica essa mudança agora. Não é na próxima semana, não é amanhã, não é daqui a um bocado. É AGORA!

3.º Não te foques em projetos que dificilmente trarão resultados 

Se ainda não cumpriste os objetivos deste ano, deixa os projetos de médio prazo para o início do próximo. Agora deves manter a tua atenção no dia-a-dia, para manteres o teu foco e o de toda a empresa nos resultados que têm de aparecer. Então, foca-te na operação e no que cada um deve estar a fazer para os resultados aparecerem.

4.º Planeia cada semana, dia e hora

Devias estar a fazer isto desde o início do ano. Se não estás a conseguir atingir os objetivos, talvez esta regra tenha ficado para trás. Planeia cada semana, cada dia, cada hora… Nesta altura poderá parecer que todos os dias aparecem mais coisas para fazer e menos tempo para as entregar. Por isso, o planeamento diário é cada vez mais importante. É fundamental priorizar o que é realmente importante e o que realmente faz a diferença. E depois é fundamental manteres-te totalmente fiel ao plano.

5.º Mantém os indicadores à tua frente

Dedica uns minutos por dia para acompanhares a evolução dos indicadores de performance de negócio. É crítico que eles sejam o teu guia neste percurso de final de ano. Faz os ajustes que tiveres que fazer, mas garante o cumprimento dos objetivos: eles são realmente inegociáveis.

 

Em suma, o meu conselho é que, neste fecho de ano, se ainda não cumpriste os objetivos, é a altura de redobrar a tua dedicação e colocar toda a tua energia no curto prazo. Deves jogar pelo seguro e por isso aplicar as estratégias que sabes que correram bem no passado. Deves manter-te totalmente focado e garantir as boas práticas que devias ter feito todo o ano, mas que provavelmente ficaram na gaveta. Tudo isto para garantires que os objetivos são cumpridos. 

 

Que objetivos ainda lhe faltam atingir este ano? Tem outras sugestões para conseguir alcançá-los? Partilhe na caixa de comentários abaixo.

Mariana Arga e Lima

Business and Executive Coach na Paulo de Vilhena Business Excelerators

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notifique-me se