MÊS DO CORRETOR IMOBILIÁRIO
MÊS DO CORRETOR IMOBILIÁRIO
Próxima Página Próxima Página

Todos os empresários procuram o sucesso das suas empresas. Embora o sucesso empresarial possa significar coisas diferentes para cada um, o sucesso dá sempre muito trabalho e obriga sempre a muitos erros durante o caminho.

Da experiência que tenho com as várias dezenas de empresários com que já trabalhei nos últimos anos, todos procuram atingir aquilo que cada um chama de sucesso à sua maneira. Para uns é apenas sobreviver através do salário que tira da empresa, para outros é conquistar mais vendas, para outros crescer o número de clientes, crescer a sua posição de mercado, dar mais lucro ou ter mais colaboradores.

Já ouvi de tudo e, como digo muitas vezes, na minha opinião não há certos nem errados. Cada um procura o que o satisfaz e define o sucesso conforme as suas ambições pessoais e profissionais. Mas há uma coisa que eu tenho a certeza, independentemente daquilo que cada um define como sendo os seus objetivos para a empresa, nada se consegue atingir sem falhar, sem ser resiliente, sem ser persistente, sem estar preparado para ter alguns contratempos pelo caminho e não desistir.

Aliás para todas as empresas que estão a começar, as startups com que já trabalhei, alerto sempre que o pior que lhes pode acontecer é as coisas começarem a correr bem logo nos primeiros passos.

Os empresários, quando começam os seus negócios, estão muito entusiasmados com as suas novas ideias em que, invariavelmente colocam toda a sua paixão.

Se as coisas começam a correr muito bem, tornam-se menos atentos e menos tolerantes ao erro, o que pode trazer resultados desastrosos a médio, longo prazo.

Mesmo quando a experiência empresarial está a correr muito bem é preciso estar preparado para o erro.

A gestão de empresas não é uma ciência exata, não há receitas para aplicar que funcionem sempre. Se gerir uma empresa fosse simples, qualquer miúdo, acabado de sair de uma boa universidade, com os conhecimentos do curso superior bem frescos, estaria apto para gerir as maiores empresas do mundo.

Conhece alguma que seja gerida por um recém licenciado? 

Ao longo do caminho de uma empresa e de todos os testes que se fazem, é muito importante entender que se vai errar muitas vezes. O que diferencia as empresas de topo é a capacidade de aprender rápido com cada erro, a capacidade de não desistir mesmo quando as coisas parecem correr mal,  a capacidade de persistir no caminho quando se acredita nele.

É muito importante entender que não há sucesso sem cometer erros.

O caminho é feito de tiros ao lado em que vamos ajustando a mira até acertar no centro do alvo. Mas mesmo quando a mira parece completamente desalinhada, temos que continuar a disparar para conseguir perceber se os ajustes que estamos a fazer, estão a melhorar a nossa pontaria ou se estamos a desalinhar ainda mais.

Aprender com os erros faz parte do crescimento empresarial.

A evolução de qualquer empresa deve estar baseado no teste de várias alternativas. Ninguém acerta sempre à primeira e, por isso, é muito importante que um empresário esteja sempre disponível para testar várias hipóteses até encontrar aquilo que realmente funciona na persecução dos seus objetivos.

Encontrar aquilo que funciona melhor para a sua empresa deve ser baseado no teste das várias alternativas e na medição dos resultados. Para isso é fundamental que o empresário defina alguns indicadores operacionais e financeiros do negócio. que acompanha diariamente e que lhe permitam aferir se as decisões estão a contribuir para o caminho do sucesso ou não.

É com base nestas medições que poderá ajustar a sua execução até atingir os objetivos.

Testar e medir é a solução para o sucesso da empresa.

Mariana Arga e Lima
Executive Vice-President na Paulo de Vilhena Business Excelerators

 

Iniciar sessão

Registar nova conta

Write A Comment