2019: o que esperar do novo ano? | Conteúdos Paulo de Vilhena

O Ano Novo é normalmente altura de tomar algumas decisões importantes. Grande parte dos empresários com que me vou cruzando têm-me questionado sobre o que devem esperar de 2019.

Será que a economia vai crescer? Será que as previsões do governo ou de outros economistas se materializam? Será que as previsões são otimistas ou pessimistas? Como é que a carga fiscal vai evoluir? Que impacto vão ter as eleições que se aproximam? A minha resposta tende a ser sempre a mesma.

Para mim, não devemos estar preocupados com aquilo que vai acontecer no mercado, na economia ou noutras áreas do conhecimento. Devemos sim estar preocupados com aquilo que nós podemos de facto fazer para que 2019 se torne um bom ano.

Então o meu desafio para 2019 é o de nos concentrarmos em absoluto naquilo que nós controlamos. E esquecermos aquilo que não podemos controlar.

 

Por isso, vou falar-lhe das variáveis controláveis em que considero que deve colocar o seu foco para alcançar melhores resultados na sua empresa:

1 – Gerar mais contactos através do marketing

Foque-se em 2019 em que a sua empresa gere mais leads. Certifique-se que está a ter estratégias de marketing efetivas e que de facto lhe estão a trazer mais e melhores resultados. Ou seja, estão a gerar leads que se transformam em clientes, que por sua vez se convertem em vendas com uma determinada margem.

Garanta também que tem uma quantidade de táticas de marketing suficiente. Isto porque deve proteger-se contra o risco de algumas dessas táticas deixarem de funcionar. Além disso, deve certificar-se de que as táticas que tem no momento lhe garantem o volume necessário, ou mais do que o necessário, para converter as vendas que planeou para o ano 2019.

2 – Converter mais leads em clientes de facto

A segunda variável em que se pode concentrar é a taxa de conversão dos seus contactos em novos clientes. Para tal, confirme que a sua equipa de vendas foi bem recrutada e que tem os sistemas adequados para trabalhar e gerar os melhores resultados. Garanta ainda que tem o melhor treino possível. Já sabe que se precisar de treinar a sua equipa de vendas, nós seremos uma opção. Propomo-nos a fazê-lo da melhor forma possível.

3 – Tirar o máximo valor de cada um dos seus clientes

Eu acredito que o valor que nós recebemos dos nossos clientes depende única e exclusivamente do valor que lhes levamos. Portanto, tirar o máximo valor significa também levar o máximo valor aos seus clientes. Então foque-se em criar um bom serviço de cliente. Garanta que transaciona o maior número de vezes possível com cada um dos seus clientes e que transaciona valores os maiores possíveis também.

Certifique-se de que está a fazer pelos seus clientes tudo o que pode fazer por eles o maior número de vezes. O valor acrescentado que levar aos seus clientes vai indiretamente converter-se em valor para si.

4 – Otimizar os seus níveis de eficiência operacional

Com melhores níveis de eficiência operacional vai conseguir margens de lucro de negócio mais saudáveis para a sua empresa.

Para isso, é crítico que acompanhe os números da sua atividade e que passe a ter uma ligação mais estreita com a sua contabilidade no sentido de entender que tipo de margens estão a ser geradas. Procure também entender a diferença dos custos fixos e variáveis do seu negócio para conseguir equilibrar a relação entre uns e outros da forma mais otimizada que for possível.

Acompanhe constantemente quer os seus resultados contabilísticos, quer todos os sistemas de controlo de gestão que possa implementar. Estabeleça indicadores-chave de desempenho e indicadores-chave de resultados que permitam otimizar a eficiência das suas equipas e, por consequência, também a eficácia dos seus resultados.

Estas são quatro variáveis em que se pode centrar em 2019 para tornar este ano melhor que o de 2018.

 

Bom ano de 2019!
Nós cá estaremos para colaborar consigo naquilo que entender como desejável.

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notifique-me se