Certamente já me ouviu falar, e muito, sobre independência financeira. Mas acredito que este possa ser um termo que ainda não esteja absolutamente claro para si.

No meu entendimento, a independência financeira é o grande objetivo de vida que se pode ter ao nível das Finanças Pessoais. Na prática, é conseguirmos chegar a uma fase da vida em que os ativos em que pessoalmente investimos alimentam o estilo de vida que queremos levar sem nenhum tipo de restrição. Quando alcançamos a independência financeira, não dependemos de ninguém, nem de nenhuma instituição, e vivemos de acordo com as nossas expetativas sem sem destruir nenhum tipo de riqueza.

Então, o fator determinante na independência financeira não é o dinheiro que possuímos, mas sim a rentabilidade deste dinheiro. Só somos financeiramente independentes quando pudemos sustentar o estilo de vida que desejamos levar apenas com os rendimentos dos ativos em que investimos.

E porque nos devemos preocupar?

Porque, tal como aconteceu comigo, julgo que a maior parte das pessoas da minha geração foi educada a estudar, a tirar boas notas e a fazer um curso, para conseguir um bom emprego, um emprego seguro.

Mas atualmente quase ninguém pode contar com um ordenado fixo e uma reforma certa. Ou seja, aquilo que tínhamos como segurança inabalável foi completamente posto em causa. E esta é uma verdade que pode levar muitas pessoas a ficar ansiosas em relação ao futuro.

Então alcançar a independência financeira é a forma de conseguir alcançar uma vida material muito acima da média e atingir os nossos objetivos.

E, tal como explico no meu livro O Mapa da Independência Financeira, eu acredito que qualquer pessoa pode aprender facilmente a dominar os princípios fundamentais que conduzem à independência financeira.

Para isso é essencial conhecermos as nossas metas financeiras, uma vez que estas não têm de se identificar necessariamente com riqueza ou fortunas milionárias.

Saiba mais sobre como as regras básicas da gestão do dinheiro aqui.

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notifique-me se