CURSOS ONLINE DISPONÍVEIS AQUI
CONHEÇA OS NOSSOS CURSOS ONLINE
Próxima Página Próxima Página

Quantas vezes já lhe aconteceu estar a discutir um assunto com alguém e estar apenas preocupado em encontrar os melhores argumentos para defender a tua ideia? Quantas vezes teve tamanha certeza na sua opinião que nem sequer abriu a porta para que o outro exprimisse livremente a sua opinião?

Pode até ter dificuldade em admiti-lo mas certamente já o fez.

Pois é… e sabe porque falo tanto nisto?

Porque eu já fui uma dessas pessoas que, provavelmente, ficava 30 minutos a discutir entre o 6 e o 9, e a pensar como é que a outra pessoa não estava a ver aquilo que para mim era tão claro… Mas estou em processo de melhoria. Já tenho essa consciência e por isso já me esforço para parar e ouvir.

Aquilo que cada um de nós vê é uma imagem que nós próprios construímos, de acordo com as nossas perspetivas, o nosso estado emocional e os nossos conhecimentos. Ou seja, aquilo que vemos é totalmente condicionado pelo que temos na nossa mente.

E a nossa mente…às vezes mente! Ou pelo menos não consegue ver tudo… só nos mostra aquilo que já conhecemos e aquilo de que estamos à procura!

Nós costumamos gostar das pessoas que estão alinhadas connosco e aquelas que partilham as mesmas opiniões que nós. Mas na vida, como nas empresas, é na diversidade que está a vantagem. As pessoas que concordam connosco são boas para massajar o nosso ego, mas na verdade não nos ensinam nada.

Eu costumo dizer que, numa reunião de equipa, se eu lançar uma ideia e se todos concordarem comigo, sem discutirem nem acrescentarem ideias, então estão todos despedidos. Porque eu não preciso de pessoas que me digam que sim a tudo. Preciso de pessoas que discordem, que ponham novas visões em cima da mesa, que tragam novas ideias. É assim que as pessoas crescem e que as empresas andam para a frente.

Para as chefias, às vezes, é difícil aceitar estas diferenças de opiniões ou as críticas que são feitas. Mas é nesta altura que têm de colocar o ego de lado, perceber que as opiniões diferentes são construtivas e, com a diversidade, construir um caminho que reúna o melhor de todas as opiniões e de todas as ideias.

Mariana Arga e Lima
Business and Executive Coach na Paulo de Vilhena Business Excelerators

2 Comments

Write A Comment