CURSOS ONLINE DISPONÍVEIS AQUI
CONHEÇA OS NOSSOS CURSOS ONLINE
Próxima Página Próxima Página

A maior parte de nós tem apenas uma fonte de rendimento: o salário. Mas se a essa remuneração juntarmos outras fontes de rendimento, e se formos disciplinados e cuidadosos na gestão do dinheiro, poderemos ter uma reforma milionária. Isto porque atingir a independência financeira através de uma poupança construída por acumulação de salários (ou melhor, do que sobra depois de todas as nossas despesas) é claramente difícil.

Podemos ainda, de acordo com a nossa exigência e expetativa financeira, criar uma alavanca que nos permita aumentar exponencialmente a nossa capacidade de poupança. Daí resultará um aumento dos nossos investimentos e, consequentemente, o aumento da capitalização dos nossos recursos.

Existem inúmeras possibilidades de fontes de rendimento além do salário. Vejamos:

Part-time

Imaginemos que tem um trabalho a full-time que lhe dê uma fonte de rendimento que permita pagar todas as despesas correntes do seu agregado familiar. Pode dedicar duas a quatro horas em cada dia, ou no fim de semana, para se dedicar a outra atividade. Assim, o fruto deste trabalho em part-time poderá ser totalmente investido na sua poupança. Por exemplo, se ganharmos 200 euros por mês e os pusermos a capitalizar 10% durante 30 anos, esta opção permitir-lhe-á viver uma velhice abundante com uma reforma milionária.

Vendas (diretas ou à comissão)

Com vendas à comissão, por exemplo, podemos conseguir montantes bem mais elevados. Poderemos até ganhar mais dinheiro com este tipo de part-time do que o que recebemos com a nossa atividade principal. Mesmo que nunca o tenha feito, qualquer pessoa pode aprender a vender. Tal como outras capacidades, ser um excelente comercial é algo que se aprende e desenvolve com treino e determinação.

Compra de ativos (móveis ou imóveis)

Outra opção é a criação de um ou vários negócios e a compra ativos (móveis ou imóveis) que gerem rendimentos.

Royalties

Esta é a alternativa financeiramente mais inteligente, pois faz-se o trabalho uma vez e é-se pago para sempre. Os royalties, ou direitos de autor, são rendimentos que resultam de uma criação que proporciona valor aos outros. A divulgação de uma ideia, a escrita de um livro, uma descoberta de caráter científico, a criação de um negócio do qual resulta um franchising são alguns exemplos de como pode receber royalties. Enquanto a produção for vendável, o autor estará sempre a receber direitos.

Marketing multinível

Desta forma é remunerado não por vender diretamente um determinado produto, mas por recrutar, treinar e liderar pessoas que irão consumir e vender esse produto ou tornar-se elas próprias recrutadoras, formadores e líderes de outros. Este é um dos sistemas de negócio mais alavancados. Pois rapidamente consegue ganhar somas elevadas de dinheiro com muito pouco esforço direto e investimento.

 

Então, quanto mais fontes de rendimento tivermos, maior será a capacidade de alimentar o efeito da nossa capitalização.

Tem outras fontes de rendimento além da sua atividade principal ou em regime full-time? O que pensa desta alternativa para garantir que não será dependente quando chegar à reforma? Deixe-me a sua opinião na caixa de comentários abaixo.

2 Comments

  1. Antonio Simoes Reply

    Boa tarde,
    Li atentamente as suas opiniões e uma delas me saltou á vista;” Por exemplo, se ganharmos 200 euros por mês e os pusermos a capitalizar 10% durante 30 anos, esta opção permitir-lhe-á viver uma velhice abundante com uma reforma milionária.

    Pode-me explicar onde encontra esta soluçao no mercado financeiro atual?

    Obrigado
    Cumprimentos
    Antonio Simoes

    • Bom dia António, muito agradecido pela sua mensagem que mereceu toda atenção. Gostaria de saber se já leu o meu livro Mapa da Independência Financeira? Nele, entra mais em detalhe sobre as opções de investimento com esse tipo de retorno. A leitura do meu livro não invalida que tenha de pesquisar de forma atenta e séria, as opções presentes no mercado financeiro actual. ~nb

Write A Comment