MELHORES RESULTADOS EM TEMPO RECORDE
MELHORES RESULTADOS EM TEMPO RECORDE
→ Descubra Aqui ← → Descubra Aqui ←

O sucesso, entendido como aquilo que cada indivíduo mais valoriza, é sempre aquilo que procuramos na vida. Alguns de nós conseguimos identificá-lo de uma forma clara, outros nem por isso. Mas há sempre algo que valorizamos e de que andamos a correr atrás. E às vezes é preciso fé!

Todas as pessoas querem chegar ao cume da sua montanha, mas nem todas têm a força de vontade para fazer a escalada até lá. Todas querem atingir o seu sucesso, mas muito poucas são aquelas que estão disponíveis para fazer o esforço necessário.

O sucesso dá trabalho. Para nos tornarmos especialistas em determinada tarefa são precisas muitas horas de treino e de estudo. É óbvio que ter algum jeito natural para essa função também ajuda, mas nenhum génio o é sem esforço.

Será que o Cristiano Ronaldo conseguiria ser o que é hoje, sem as horas de treino que tem? Como deve saber, ele continua a treinar todos os dias.

Quando os resultados começam a aparecer entramos num ciclo virtuoso de motivação. Ou seja, sentimo-nos cada vez mais motivados para continuar a treinar porque estamos a ver os resultados do nosso esforço. O difícil é quando os resultados ainda não aparecem e nós temos que ir treinar todos os dias. É quando temos que continuar a comer as saladas e a balança teima em não descer o peso.

É exatamente nesses momentos que temos de pôr em prática aquilo que se chama cultura da fé.

É fundamental mantermo-nos fiéis a um caminho traçado inicialmente. Acreditar, mesmo sem ver os resultados, que no fim tudo vai acontecer como planeado. 

A cultura do bambu é um exemplo disso, de cultura de fé. São precisos vários anos de cuidado, rega e atenção para que nasça o bambu.

O ciclo de crescimento mais longo é o do bambu chinês, que demora cerca de 5 anos para aparecer acima da terra depois de semeado. Durante este tempo as terras precisam de atenção diária, rega, preparação e muito cuidado aos ventos, pois é uma planta muito sensível aos ventos, que tem de estar completamente coberta até à altura de crescer.

Então durante 5 anos o agricultor tem que cuidar da sua plantação, acreditando com a sua fé que passado aquele tempo o bambu vai ter o crescimento esperado. São 5 anos em que nada se vê, apenas crescem as raízes debaixo da terra. Mas após estes 5 anos, a plantação aparece acima da terra e, em apenas 3 meses, cresce 25 metros. Ou seja, chegado a esse ponto vemos o seu crescimento de dia para dia. 

Na vida profissional há situações destas, em que só com muita fé conseguimos continuar a regar o jardim e acreditar que as raízes estão a fazer o seu trabalho para depois a planta aparecer.

Fé e persistência são fundamentais para qualquer negócio, principalmente nos primeiro tempos de vida.

Mariana Arga e Lima
Executive Vice-President na Paulo de Vilhena Business Excelerators

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notifique-me se