EstratégiaExecuçãoFinanças PessoaisLiderança e comportamentoVendasVendas, lucro e cash-flow

Crescer ou Aguentar que a Crise Passe

Num cenário de crise faz sentido continuar a falar em crescimento ou seria mais realista os gestores e as empresas pensarem em estratégias de manutenção e aguardar tempos melhores?

Quando estou com os Empresários em Workshops, lembro-lhes de que dou cursos de crescimento de negócios e não de aguentar enquanto a crise passa. O nosso cérebro tem a capacidade de materializar aquilo em que focamos a nossa atenção. Se a focarmos em aguentar dificilmente conseguiremos mais do que isso, mas se nos concentrarmos em crescimento é para esse objetivo que começamos a encontrar respostas. Um dos grandes desafios nesta altura é exatamente não nos deixarmos convencer de que, com a crise, não podemos crescer.

 
No fundo, se analisarmos objetivamente as outras crises do passado, percebemos que tradicionalmente 40% dos players do mercado abandonam cada sector. Nesta crise, por ser mais severa do que a maior parte das outras, podemos admitir que este número aumente. E isto deixa uma enorme oportunidade, para quem está concentrado nas coisas certas, em aumentar significativamente a sua quota de mercado servindo os clientes dos que entretanto vão fechando.

 

Paulo de Vilhena

X

Conteúdo de acesso reservado

Registe-se para aceder a este conteúdo.

Ao efectuar o registo irá subscrever a nossa newsletter.
Caso já tenha efectuado a subscrição, terá acesso imediato ao conteúdo.