Curso Mini-MBA. Inscreva-se Aqui.
Curso Mini-MBA. Inscreva-se Aqui.
Próxima Página Próxima Página

Todas as escolhas que fazemos sobre como usar o nosso tempo vão ter um impacto decisivo nos nossos resultados. Por isso é crítico que saiba definir a sua agenda.

Porque, no final do dia, todos possuímos as mesmas 24 horas para alcançar os resultados que ambicionamos.

Então o tempo é o único fator crítico que nos distingue quando falamos daquilo que cada um de nós consegue alcançar.

E isto é tão ou mais verdade para os comerciais que vivem tendencialmente dos seus resultados.

Estudos dizem que a maior parte dos comerciais passa cerca de 75% do seu tempo a tratar de tarefas processuais e apenas 25% realmente a vender!

É um facto que há várias tarefas que temos de fazer na nossa atividade de comerciais, mas não somos igualmente produtivos em todas elas. Por isso, é crítico que conheça o seu alvo de gestão de tempo.

No centro, encontra-se aquilo a que eu costumo chamar “ZONA”. É onde se encontram as tarefas mais produtivas e o tempo mais bem pago.

Conforme nos vamos afastando do centro, vamos encontrando as tarefas menos produtivas, que podem até parecer as mais urgentes, mas que menos desmultiplicam o resultado do nosso esforço…

Para que alcance os seus objetivos, é crítico que organize bem o seu tempo. Ou melhor, as tarefas com que vai ocupar o seu tempo!

Eu costumo sugerir o método ABCD que aprendi nos livros de Brian Tracy.

O método para organizar a sua agenda comercial é o seguinte:

1.º Liste todas as tarefas a cumprir no dia e perceba quanto tempo deve dedicar a cada uma delas

2.º Depois de listadas, classifique cada uma dessas tarefas em termos de importância, de A a D (sendo a A as mais importantes, B as segundas mais importantes e assim sucessivamente)

3.º Para as tarefas com o mesmo nível de importância, priorize novamente, voltando a qualificá-las (como A1, A2 e A3; B1, B2, B3, etc.)

4.º Pergunte a si próprio se, dentro das tarefas C e D, há alguma que possa delegar a alguém que tenha um valor à hora, para a empresa, mais barato do que o seu

5.º Para as últimas tarefas da lista, pergunte-se se é de facto importante serem realizadas

Recomendo-lhe ainda que organize sempre o seu tempo por blocos (curtos de preferência!)

Caso tenha um imprevisto reorganize os blocos na agenda garantindo que cumpre todas as tarefas a que se propôs. E não estabeleça blocos de tempo livre! Criar espaço para os imprevistos fará com que eles apareçam com frequência ou criará tempo de distração ou de ilusão.

Então tente ao máximo executar as tarefas cumprindo rigorosamente a ordem prevista na agenda.

Controle de forma apertada os ladrões de tempo, criando regras para falar ao telefone, email e para consultar as redes sociais.

A verdade é que fazer o planeamento do dia significa vivê-lo antecipadamente: saber exatamente o que tem de acontecer para que ele corra de acordo com os nossos propósitos e, principalmente, de que forma vai contribuir para os nossos projetos e objetivos a longo prazo.

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notifique-me se