Há já muitos anos a trabalhar com milhares de consultores imobiliários, tenho acompanhado de muito perto os desafios que enfrentam diariamente.

Tenho também ouvido algumas justificações que os podem estar a impedir de chegar a bons resultados. Algumas delas alternam entre a crise e o mercado.

Ainda há poucos anos, corria a ideia de que as pessoas não compravam porque havia crise.

Os bancos atrasavam os negócios ao limitarem os créditos. A grande tendência era arrendar e a compra, ficou assente sobretudo em quem podia pagar a pronto.

Entretanto e mesmo com o surgimento de um novo ciclo económico e com a inversão do cenário recessivo, continua a haver desafios.

Com o aumento da liquidez dos bancos e as alterações fiscais para atrair compradores estrangeiros, acompanhada pelo desenvolvimento das grandes cidades e um boom do turismo, os desafios do mercado imobiliário são outros.

O que mais ouço presentemente é que há mais procura do que oferta e uma grande dificuldade em angariar imóveis. Embora isto faça aumentar exponencialmente os preços, os consultores muitas vezes argumentam que os proprietários conseguem vender sozinhos.

Em ambos os casos e por muito que estas pareçam questões incontornáveis e ao focarmo-nos nelas, estamos a atribuir a culpa ao ambiente exterior e a algo que não se controla. Se estamos neste mindset não se consegue assumir o comando e crescer para além dos problemas que enfrentamos.

O mercado tem desafios, sim. Quer se encontre em expansão ou em recessão.

O nosso foco tem de estar sempre nas soluções.

Como solucionar?

As queixas acima não anulam a necessidade constante de mediadores de imóveis tanto para quem vende como para quem compra.

 

Foco diário no que é importante.

Uma boa parte dos comerciais fracassados são desistentes que não conseguiram perceber o quão perto estavam do sucesso.

Por isso trabalhe, melhore e acredite todos os dias. Apresente a sua proposta de valor e verá que não há limites para o que se consegue quando se acredita.

Olhe para tudo o que pode tirar das diferentes situações económicas. Se chegou até aqui é capaz de tudo.

Adapte os bons exemplos à sua realidade.

Acredita que só é possível ter muito sucesso no mercado imobiliário nas grandes cidades?

Se é possível nos grandes centros urbanos, também é possível fora deles.

Em qualquer zona, há sempre oportunidade de conseguir criar bons exemplos que podem ser replicados.

Aplique novas abordagens, experimente novas fórmulas e desenvolva o seu mercado pensando em tudo o que ele tem para oferecer. E com o que de melhor se faz fora dele.

Ao expandir cada vez mais a sua área de atuação, irá observar um fenómeno muito interessante: o que está à sua volta também vai crescer e evoluir.

Por fim, é preciso ter visão.

O clássico filme “Rocky” de Sylverster Stallone tem uma mensagem na qual vale a pena refletir. “Todo o campeão foi um dia um participante que se recusou a desistir”, Rocky.

Os obstáculos fazem parte do processo de qualquer campeão.

Ser um grande comercial passa por também por ter uma grande visão do que quer alcançar.

Não desista! Estabeleça as suas metas, não complique e não se contente.

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notifique-me se