Podemos ganhar 800, 1000, 2000 ou 5000 euros, ser casados e ter filhos ou solteiros a morar na casa dos pais, mas existe um fator decisivo para que consigamos criar uma poupança e trabalhar para a nossa independência financeira.

 

Que tipo de vida acha que levam os grandes milionários? 

Se calhar tem uma ideia errada…

“A maioria dos milionários tinham um estilo de vida perfeitamente frugal, e ninguém diria que seriam milionários e geriam uma fortuna.” Esta é uma das conclusões do estudo estatístico feito pelos autores do livro “The Millionaire Next Door” que identificaram as principais características dos maiores milionários.

 

Despesas e gastos

A maior parte das pessoas percebe muito rapidamente quando começa a trabalhar que as despesas se expandem na direta proporção das riquezas.

Eu próprio passei por isso até aos meus 30 anos de idade. Tinha uma carreira promissora na banca como gestor de fortunas, o que fez com que em vários anos fosse constantemente aumentado e com incrementos significativos.

Ao fim de 10 anos de carreira percebi que por muito que me aumentassem o salário, eu também aumentava os meus gastos na mesma proporção. Comprava carros mais caros, casas melhores, frequentava mais vezes restaurantes e cada vez melhores.

Mais tarde vim a perceber que a isso se chama a Lei de Parkinson!

A Lei de Parkinson diz que as nossas despesas crescem na direta proporção das nossas riquezas.

Com o acesso ao crédito por parte da classe média esta realidade ficou agravada. Porque as pessoas não se contentam apenas com gastar tudo aquilo que ganham, mas percebem rapidamente que podem gastar por conta de ganhos futuros.

 

Por isso o fator decisivo para criar uma poupança é vivermos abaixo dos nossos meios. 

Este é o grande fator crítico.

Como explico no meu livro best-seller  O Mapa da Independência Financeira, o que importa não é quanto ganha, mas sim o que faz com esse dinheiro!

Aprenda comigo a reduzir pelo menos 10% as suas despesas. Explico-lhe como neste artigo.

 

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notifique-me se