CURSOS ONLINE DISPONÍVEIS AQUI
CONHEÇA OS NOSSOS CURSOS ONLINE
Próxima Página Próxima Página

Quando os empresários procuram os nossos serviços de Business and Executive Coaching

Começam sempre por manifestar a vontade de melhorar os resultados da sua empresa. O que terá que passar, na ótica do empresário, pelo aumento das vendas.

O nosso trabalho, no entanto, não começa com um aumento cego das vendas pois, da nossa experiência e conhecimento, sabemos que nem todos os desafios se combatem com o aumento das vendas.

Até há empresas que podem morrer por apostarem demasiado no crescimento das vendas.


A título de exemplo, deixo-vos 2 situações reais com que trabalhámos no passado em business & executive coaching. E com que tivemos de ser muito cautelosos antes de passar para a fase de crescimento de vendas:

  1. Uma empresa cujas infraestruturas físicas e de mão de obra estão a chegar ao seu limite produtivo.
    Neste caso, se o volume de vendas continuar a aumentar, sem o respetivo crescimento da infraestrutura e sem a contratação de mais mão de obra, o que vai acontecer?Provavelmente o nível de serviço vai diminuir substancialmente. A empresa não vai conseguir servir bem os seus clientes, pondo em causa não só os novos clientes, mas também os clientes fiéis que vão, certamente, ser afetados com a diminuição da qualidade dos serviços prestados.

A médio prazo esta queda de qualidade no serviço pode ter consequências muito graves a nível das vendas da empresa.

  1. Outro caso é uma empresa cujo ciclo de caixa é negativo.
    Ou seja, têm os custos relativos a uma venda (pagamento aos fornecedores) antes de receber esse valor do cliente. Nesta situação, e se a empresa não acautela este desfasamento entre pagamentos e recebimentos… O que pode acontecer é criar um problema de tesouraria, que aumentará proporcionalmente com o aumento das vendas.

Neste caso, a consequência é ainda mais imediata e mais dramática. As empresas só fecham por uma razão: não haver dinheiro em tesouraria para pagar as contas.

Em conclusão…

Antes de avançar para um projeto de pesquisa de alternativas para aumentar as vendas os empresários devem analisar o negócio de uma forma detalhada. Analisar o negócio do ponto de vista financeiro e operacional, a capacidade produtiva de cada área, analisar as disponibilidades, o ciclo de caixa e analisar a margem dos vários produtos.

É muito importante conhecer muito bem o seu negócio, olhá-lo com verdade, perceber exatamente onde estão os problemas. Isto para que possa atuar sobre eles de uma forma consistente e informada, pois só assim conseguirá tirar os melhores resultados da sua organização.

Business and Executive Coach na Paulo de Vilhena Business Excelerators

Fique a saber mais sobre os nossos serviços de Business & Executive Coaching AQUI >>

Write A Comment