Curso Mini-MBA. Inscreva-se Aqui.
Curso Mini-MBA. Inscreva-se Aqui.
Próxima Página Próxima Página

Conquiste a confiança dos clientes ou potenciais clientes fazendo a diferença entre quem trabalha de uma forma mais amadora ou mais profissional.

Para tal, uma das boas dicas que gostava de frisar é a congruência. Não se pode dizer algo que nãos e coloque em prática.  O ser humano gosta efetivamente de congruência, saber com o que pode contar.

E, como sabem,  normalmente um processo de venda é desconfortável. É desconfortável para quem está a vender (não sabe se vai vender, tem dúvidas sobre o que dizer, pensa se estará a convencer o cliente…) e também para o interlocutor (pensa no que irá responder, no que irá a acontecer em seguida…).

Então, se conseguirmos de alguma forma manter a congruência em todos os patamares, em todas as interações que tivermos com o nosso potencial cliente ou com o nosso cliente, é muito importante. Porquê? Porque ele sabe sempre com o que pode contar. E sente-se confortável connosco e com a interação.

Muito importante também é a integridade! Tem de se ser íntegro. Ter uma cara e uma palavra. Em qualquer que seja a situação nós temos sempre o mesmo comportamento.

O fator UAU

Criar um fator UAU no cliente  tem que ver com o subprometer e o sobre-entregar. Quando estamos numa interação comercial –e mesmo no dia a dia com a família ou os amigos – depois de prometerem algo, quando o vão entregar têm de o fazer de maneira espetacular, memorável. 

Por exemplo, se prometem ao vosso cliente que até sexta-feira entregam a proposta, fazem-no na quinta-feira.  Ou no ato de formalização da vossa relação comercial podem oferecer algo importante para aquela pessoa. Para que os vossos prospetos e clientes se lembrem de vocês sempre da forma mais positiva.

Assumir os erros é outro fator muito importante na construção da confiança. Nós somos humanos, não somos máquinas,  devemos sempre cometer erros. É com eles que aprendemos e vamos melhorando.

Lembre-se! Uma coisa é cometermos erros, outra coisa é não os admitir e não aprendermos com eles. Temos de aprender com eles porque só assim é que existe uma evolução. 

Outra questão que também é muito importante, dado que estamos a lidar com diferentes pessoas, empresas, situações, graus de amadurecimento profissional… Percebermos que temos de investir em nós próprios para irmos amadurecendo, evoluindo, crescendo nos campos profissional e pessoal.

Por que é isto tão importante?

Em primeiro lugar, por nós próprios, e se há coisa que mais ajuda a quem está nessa situação é que gosta de sentir que está a progredir, que todos os dias está a ser melhor do que o dia anterior. Ou pelo menos que a cada semana que passa não está sempre no mesmo rame-rame.

Ou seja, está a progredir, a encarar novas situações, que elevam sempre a um patamar de exigência. O progresso é realmente a medida da felicidade.

O que nós queremos é efetivamente conseguir ser um especialista na área. 

Lembrem-se, todos nós somos consumidores. Quando precisamos de um bom seguro, de um bom médico, entramos em contacto com  amigos e procuramos recomendações de alguém que seja bom, nunca pedimos referências de alguém que seja mais ou menos, certo?

Peguem nesse pensamento de quererem trabalhar com os melhores e vistam esse fato… o de melhor profissional. E estejam constantemente focados nisso. Vestir o fato de supervendedor!

E algo crucial num ótimo profissional de vendas é estar sempre contactável. Mesmo que não consiga atender logo, tenta sempre enviar uma sms e retornar a chamada logo que possível. As pessoas têm de sentir que somos fáceis de contactar.

Também é importante referir que tem sempre se cuidar de si, não só mentalmente, mas também no que respeita a apresentação, tem de criar uma boa impressão. Tenha cuidado com a sua aparência, com a forma como comunica… 

Logo a primeira imagem que tem passar é a de alguém de sucesso, confiante, que sabe estar, que sabe comunicar.

Então, todos estes fatores em conjunto ajudam a criar a sensação de conforto que queremos que no final se transforme em confiança.

Tudo conta. E tem de contar para somar, não para subtrair. Para conseguirmos que seja a imagem mais positiva possível. Para que seja criada uma relação forte de confiança.

 

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notifique-me se