MELHORES RESULTADOS EM TEMPO RECORDE
MELHORES RESULTADOS EM TEMPO RECORDE
→ Descubra Aqui ← → Descubra Aqui ←

Será que sabe aproveitar tudo aquilo que já aprendeu? Será que consegue aplicar todo o seu conhecimento? A resposta é, na maior parte dos casos, não.

Existe mesmo um ditado popular que nos diz: “Faz o que te digo, não faças o que eu faço!” É um sinal claro de que, muitas vezes, não agimos de acordo com aquilo que racionalmente conhecemos ser o melhor. Se algum amigo nos perguntasse, provavelmente aconselharíamos algo diferente ao que escolhemos fazer. Então isso quer dizer que nem sempre escolhemos o melhor para nós, mesmo que saibamos o que é. Porque será?

Há forças que nos puxam para a nossa zona de conforto, que nos mantêm agarrados ao mais fácil. Estas forças fazem-nos ficar agarrados às fórmulas que já utilizámos e cujos resultados já conhecemos. Racionalmente até podemos saber que outros caminhos nos trariam melhores resultados, mas tendemos a olhar para a possibilidade mais confortável.

O conhecimento é como um imóvel que adquirimos mas que está parado no nosso balanço.

Algo que não estamos a utilizar e que também não estamos a rentabilizar da melhor forma. É um ativo que está esquecido e que, mesmo quando nos faz falta, tendemos a não nos lembrar que o adquirimos no passado.

Na semana passada, quando fazia um ponto de situação com um cliente com quem já trabalho há algum tempo, perguntei-lhe o que ele tinha ganho em 2018 com o trabalho que desenvolvemos juntos. A resposta dele deixou-me muito orgulhosa:

“Mariana, durante estes meses que trabalhámos juntos, eu transformei o meu conhecimento em prática. Alterei as minhas rotinas e as rotinas da empresa, incorporando a maioria do conhecimento que adquiri ao longo da minha vida de gestor e que nunca tinha sido capaz de aplicar. Na verdade, a Mariana não me ensinou nada que eu não soubesse. Mas foi a melhor ajuda que eu podia ter tido para realmente tirar partido das coisas que já sabia.”

Fiquei muito orgulhosa desta ideia, pois na verdade este é o meu propósito. O meu maior objetivo nos processos de coaching empresarial é retirar dos meus clientes o melhor que eles têm dentro deles. Muitas vezes é conhecimento que está esquecido. E por isso tendo ajudá-los a colocá-lo em prática todos os dias. Só assim conseguimos evoluir juntos, alterar rotinas e acelerar de forma definitiva os resultados das empresas.

Obviamente que também partilho com os meus clientes várias das minhas experiências passadas e conhecimentos que adquiri ao longo de muitos anos de pesquisa e reflexão. Mas, na minha opinião, não é essa a minha mais-valia para os seus negócios.

São as coisas simples que fazem a verdadeira diferença nos negócios e essas quase toda a gente sabe como se fazer.

Mas o maior desafio, e a razão por que os negócios normalmente falham, é que os empresários e gestores não mantêm a disciplina suficiente para as colocar em prática todos os dias.

Mariana Arga e Lima
Business and Executive Coach na Paulo de Vilhena Business Excelerators

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notifique-me se