CURSOS ONLINE DISPONÍVEIS AQUI
CONHEÇA OS NOSSOS CURSOS ONLINE
Próxima Página Próxima Página

Se alguma vez se apanhou a fazer esta pergunta, está no sítio certo porque é o que irei responder neste artigo: como criar um site que venda.

Não irei entrar em pormenores tecnológicos de como o fazer, quais os melhores modelos ou qual o funil de vendas mais apropriado. Irei partilhar consigo os 3 grandes conceitos que todo o site deve deve ter para vender na internet.

 

Preparado para ter um site que lhe trará vendas diárias?

Acredito que estes 3 pontos são essenciais para ter um site que venda. De todos os que conheço e dos quais sou cliente, estes pontos estão presentes.

 

1 – Precisa de Criar Muito Conteúdo 

O seu site tem de ser uma referência no seu mercado de atuação. Tem de ser um centro de informação. Não apenas sobre o que vende mas tudo o que envolve o seu produto/serviço.

Imagine que vende produtos para o cabelo. Não deve colocar no seu site apenas as fotos com os produtos e os preços. Tem de ter vídeos de como aplicar os produtos no cabelo ou artigos escritos com a comparação de 2 produtos concorrentes, por exemplo.

De preferência, este tipo de conteúdos devem estar orientados para as maiores dores, frustrações e sonhos do seu público-alvo.

Ter este tipo de conteúdos no seu site atrai pessoas que podem ser futuros clientes. Ao ajudá-los gratuitamente eles sabem que o seu site é onde conseguem resolver tudo sobre cabelo. E se ficarem mesmo muito contentes com o resultado do seu conteúdo, irão partilhá-lo com os  seus colegas e amigos.

 

2 – Precisa Nutrir os Seus Visitantes

Depois dos seus visitantes consumirem o seu conteúdo gratuito, eles podem decidir que chegou a altura de dar o próximo passo.

E desengane-se se estava a pensar que seria a compra no seu site!

Antes disso, eles poderão querer fazer o download de um guia de 8 páginas com os rituais diários, mensais e anuais mais importantes a ter com o seu cabelo.

E isto é um passo muito importante porque o guia só irá ser dado se o seu visitante lhe fornecer o seu nome e email (no mínimo).

Mas isto normalmente só acontece, como disse, depois de eles consumirem o seu conteúdo gratuito do site. Este conteúdo gratuito é considerado uma estratégia de baixo envolvimento.

Na página final deste guia, por exemplo, pode colocar um link para o seu visitante comprar o produto em questão. Neste caso estamos a falar de produtos abaixo dos 20€, que de alguma forma são apercebidos como um médio investimento.

Agora se o seu visitante, depois de comprar o produto, se entusiasmar com um workshop que vai fazer pelo valor de 149€, já estará a usar uma estratégia de alto envolvimento.

Todas estas estratégias de baixo, médio e alto envolvimento são necessárias para nutrir os seus visitantes. Ou seja, dando informação aos poucos para que eles saibam mais sobre a sua empresa, o seu produto, o seu serviço. O aumento de conhecimento é fulcral para o seu visitante se sentir cada vez mais motivado e confiante a comprar do seu site.

 

3 – Precisa de Atrair Pessoas para o seu Site

Depois de ter o seu site pronto com todo este conteúdo e a sua estratégia de envolvimento a decorrer, tem de se focar em atrair pessoas. Só assim consegue concretizar vendas no seu site.

Com os emails que conseguiu juntar, pode enviar uns emails com mais informação sobre o tema em específico que o seu visitante estava interessado ou então uma promoção exclusiva.

A sua presença nas redes sociais é obrigatória hoje em dia e é uma das principais fontes para o seu site. As imagens e vídeos deverão ter como objetivo levar pessoas para o seu site, para que aprofundem o seu conhecimento.

E por fim e não menos importante, decida-se a investir em publicidade paga na internet. É um dos erros mais comuns que vejo os empresários de pequenas e médias empresas a cometer. A não terem um orçamento de publicidade para conseguir ainda mais pessoas a visitarem o seu site. Acredite, o seu investimento trará retorno. 

 

Ter um site que venda não é assim tão complexo.

Mesmo em áreas diferentes do exemplo que dei, os princípios serão sempre os mesmos. Se os aplicar, terá resultados. Não acredita? Olhe à sua volta. Está dentro de um site que vende.

 

 

Manuela Gomes
Communications Director na Paulo de Vilhena Business Excelerators

 

Write A Comment