Curso Mini-MBA. Inscreva-se Aqui.
Curso Mini-MBA. Inscreva-se Aqui.
Próxima Página Próxima Página

Um dos principais erros dos comerciais é a maneira como pensam em si. Porque a forma como olhamos para nós próprios é determinante para o nível de sucesso que vamos ter. Então, como olha para si: como um comercial empresário ou empregado?

O comercial empresário

Este profissional considera-se um gestor de ativos. Procura constantemente investir os recursos que tem à sua disposição da forma que mais proveito lhe parecer trazer. Investe em tudo o que possa fazer florescer o seu negócio, mesmo que o faça do seu bolso, porque compreende que haverá retorno desse investimento. Também avalia todos os indicadores da sua atividade porque, mais do que ser esforçado, há que ser eficaz.

O comercial empresário preocupa-se em tomar decisões baseadas em convicções fundamentadas. E aproveita cada minuto do dia porque sabe que o seu tempo, quando bem investido, pode multiplicar o seu retorno. Caracteriza-se ainda pela sua visão a longo prazo, e sabe que a sua reputação é o que lhe vai garantir resultados no futuro. Por isso, este profissional investe nas relações com os seus clientes, fomentando a confiança.

O comercial empregado

Este profissional satisfaz-se em trabalhar muito e estar ocupado, esperando que o dia passe depressa. Não investe em formação porque acha caro. E se a empresa se dispõe a pagar as ações de formação, muitas vezes vai sem encontrar valor ou entende que não tem tempo para estar presente porque devia estar a procurar clientes. O comercial empregado não tem tempo para medir indicadores. Porque o seu trabalho é fazer vendas. Reage a todas as interrupções e perde tempo com prospetos que nunca lhe hão de comprar nada.

O comercial de excelência

Existe ainda ao comercial de excelência, que assume a responsabilidade do crescimento do seu próprio negócio. Sabe para onde vai e tem um plano desenhado para lá chegar. Esse plano compreende os conhecimentos que necessita de adquirir e as competências que tem de desenvolver e até as pessoas de quem se rodeia para atingir o que se propõe.

Os comerciais de excelência olham para eles como trabalhadores por conta própria, ainda que possam estar na folha de salários de alguma empresa. Da mesma forma, os comerciais médios tendem a não pensar em si como trabalhadores por conta própria, mesmo quando é nesse regime que se encontram.

Ora, um excelente comercial é um investidor. Constrói a sua capacidade ao mesmo tempo que constrói a sua carreira.

 

Identificou-se com algum destes profissionais-tipo? Reconhece a existência de outros? Deixe a sua opinião na caixa de comentários abaixo. E descarregue a gratuitamente a minha “CHECKLIST – Hábitos dos Super Vendedores“.

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notifique-me se