Vitórias da equipa: comemore todas | Conteúdos Paulo de Vilhena

Comemorar as vitórias é um ponto fundamental em qualquer empresa. São momentos muito importantes para todos. Por isso, devem ser reforçados como momentos memoráveis e devem incentivar o esforço no cumprimento dos objetivos.

Todas as empresas devem ser geridas por objetivos claros, por um planeamento detalhado das ações para atingir esses objetivos e por uma monitorização constante dos indicadores-chaves desse plano. Essa monitorização é fundamental pois permite manter o ritmo necessário para manter uma execução consistente do plano.

Aquilo que nós aconselhamos os nossos clientes a fazerem é transformarem o acompanhamento das métricas num jogo. Um jogo que é jogado ao minuto e em que cada venda é celebrada por todos. É importante que todos sintam que cada pequena conquista é um passo que estamos a dar todos juntos em direção ao objetivo da empresa. Este jogo deve ser jogado por todos. Cada um deve perceber o seu papel no jogo, no entanto, deve estar sempre mais focado no global e não no individual.

No nosso escritório, através de um grupo de WhatsApp e também dos quadros que temos nas paredes do escritório, estamos a acompanhar ao minutos as vendas que cada um faz. Cada vez que há uma venda, isso é imediatamente comunicado e celebrado junto da equipa.

Cada um de nós tem os seus objetivos individuais, mas sabemos que, muito mais importante do que o nosso objetivo pessoal, é o objetivo global da empresa pois esse é que garante a sobrevivência da empresa no futuro.

Aconselhamos as empresas com que trabalhamos a definir os seus objetivos anualmente, trimestralmente e semanalmente. Dessa forma, para além das pequenas comemoração diárias, sugerimos que trimestralmente sejam definidos pontos de realização importantes, que, caso aconteçam, devem ter associados comemorações especiais.

Não estou a falar de prémios monetários (apesar de também poderem estar associados). Estou a referir-me a momentos especiais em equipa, um encontro em algum sítio que seja diferente, uma aventura em grupo fora do escritório, um jantar divertido, um desafio que tenha de ser resolvido em equipa (não relacionado com trabalho).

Nestes momentos os colaboradores não dão valor ao custo do evento, mas dão muito valor ao facto de ser realmente memorável. Aconselhamos que seja algo realmente diferente e que faça sentido para todos os elementos.

A vossa imaginação é posta à prova. É importante que dediquem algum tempo a pensar neste momento. Pois ele é importante e pode influenciar muito positivamente o envolvimento e a permanência dos vossos funcionários na empresa. Então dediquem-se a pensar e a organizar este momento e depois tirem também partido do momento.

Líderes de equipa, gestores da empresa, envolvam-se verdadeiramente na comemoração. Juntem-se à equipa genuinamente, estejam com eles de coração, vivam intensamente o momento e… divirtam-se.

Mariana Arga e Lima
Business and Executive Coach na Paulo de Vilhena Business Excelerators

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notifique-me se