Alavancagem: A Chave do Crescimento Empresarial | Paulo de Vilhena

Costumo falar daquilo a que chamo alavancagem como a chave do crescimento empresarial. Hoje explico-lhe como pode, na prática, alavancar e assim fazer crescer o seu negócio.

 

Conheço essencialmente 7 formas de alavancar… Utilizando:

1 – O conhecimento dos outros

Serei mais produtivo quanto melhores forem as minhas escolhas e decisões. A melhor forma de aumentar o conhecimento disponível de forma rápida é acedendo ao conhecimento de outras pessoas. Como podemos então fazer isso? Essencialmente através da leitura de livros, aproveitando os tempos mortos em que vamos a conduzir para ouvir CD’s gravados por referências nas áreas que sejam essenciais para nós, frequentando bons cursos, seminários e workshops, etc.

2 –  A energia e o poder de execução dos outros

Aqui surgem como principais sugestões a delegação de tarefas e a subcontratação.

3 –  O dinheiro dos outros

Se encontrarmos forma de financiar as nossas ideias e projetos com acesso a recursos alheios, aumentaremos sempre o retorno dos nossos próprios recursos.

4 – O êxito dos outros

Isto significa encontrar pessoas que já estejam a atingir os resultados que pretendemos alcançar e modelar o seu comportamento. Ou seja, copiar os seus bons exemplos.

5 – O fracasso dos outros

Se há pessoas que são exemplos e com as quais queremos aprender, outras há que são avisos e com as quais devemos aprender também, mas neste caso no sentido de evitar repetir os erros que elas cometeram.

6 –  As ideias dos outros

Todas as grandes realizações humanas vêm da combinação de competências entre várias pessoas. Assim ao aproveitarmos os contributos de outras pessoas somos capazes de fazer o que sozinhos não faríamos.

7 – Os contactos dos outros

Cada vez mais aquilo a que chamamos networking faz sentido. Porque quanto melhor e maior for a nossa rede de contactos e de pessoas disponíveis a ajudar-nos e a apresentar-nos a outras pessoas que nos possam ajudar também, maior será a nossa capacidade de fazer acontecer.

 

Gostou deste artigo? Se quer receber quinzenalmente conteúdos como este subscreva a nossa newsletter aqui!

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notifique-me se