Aprendi com Jim Rohn, uma das minhas grandes referências, que existe uma fórmula para o sucesso em tudo na vida. Hoje vou transmitir não só aquilo que aprendi com este grande mestre, mas também os resultados da experiência que tenho tido na vida ao aplicar esta mesma fórmula.

Para ser entendida, a fórmula do sucesso tem de ser colocada em perspetiva juntamente com a fórmula do fracasso. A verdade é que não parece possível ganhar se não for possível perder. Então temos de entender o que é que nos faz perder para podermos compreender melhor o que nos pode fazer ganhar.

Comecemos pela fórmula do fracasso. Nas palavras de Jim Rohn, é resultado de alguns maus juízos repetidos ao longo do tempo. Ou seja, são aquelas pequenas coisas que nós achamos que não vão fazer a diferença. São pequenos erros de julgamento em relação a algumas práticas que nós achamos que não vão pesar, mas que somados ao longo dos anos nos poderão trazer um resultado dramático.

Temos maus juízos em todas as áreas da nossa vida. São os nossos ócios. São os pequenos detalhes na forma como tratamos as pessoas. É o nosso descuido no controlo de algumas coisas básicas, como a nossa conta bancária, os nossos pagamentos ou as nossas poupanças. Ou seja, é a soma daquelas “pequenas” coisas sobre as quais acabamos por fazer um juízo errado e achar que não importantes no curto prazo e que acumuladas ao longo do tempo podem trazer resultados desastrosos.

Imagine um hambúrguer por dia ao longo de 10 anos. Imagine tratar mal outra pessoa todos os dias ao longo de 10 anos. Imagine o que é não prestar atenção àquilo que tem de pagar e àquilo que tem de receber.

Pois… Maus juízos ao longo do tempo prometem resultados dramáticos.

Posto isto, temos de ser capazes de entender não apenas a gratificação imediata, mas o resultado de longo prazo daquele tipo de práticas.

Vamos então à fórmula do sucesso.

Segundo Jim Rohn, a fórmula do sucesso é resultado de práticas simples repetidas diariamente de forma disciplinada. Ou seja, da mesma forma que os maus juízos nos conduzem ao fracasso, a repetição diária de uma série de disciplinas simples poderá conduzir-nos ao sucesso.

Às vezes são coisas tão simples como comer vegetais todos os dias, como treinarmo-nos fisicamente todos os dias, sermos simpáticos e agradáveis e tratarmos os outros pelo nome todos os dias, gastarmos menos do que aquilo que recebemos todos os dias.

Portanto, coisas simples repetidas diariamente acumuladas ao longo dos anos podem ter resultados absolutamente extraordinários. Esta é a fórmula para o sucesso.

Warren Buffet, outra das grandes referências da minha vida e várias vezes considerado o homem mais rico do mundo, diz que na vida e nos negócios é a repetição de coisas simples que produz resultados extraordinários. O investidor afirma também que o grau de dificuldade ou o quociente de inteligência não contam para este processo. Porque o sucesso vem da repetição diária de coisas muito simples.

Então mantenha-se concentrado, disciplinado e rigoroso. Distinga as boas práticas dos maus juízos e caminho no sentido do sucesso!

 

Gostou deste artigo? Se quer receber quinzenalmente conteúdos como este subscreva a nossa newsletter aqui!

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notifique-me se