A terceira edição d’O Mapa da Independência Financeira será lançada ainda neste ano, o que me deixa muito satisfeito. Este livro baseia-se na minha própria história de vida e tem origem, inicialmente, nas experiências de negócios que vivi quando trabalhei na banca, na área de gestão de fortuna.

Um dos fatores que me levou a escrever este livro foi a convicção de que a independência financeira oferece a cada um de nós a possibilidade de sermos felizes.

Ora, podemos ser felizes com mil euros mensais ou com um milhão. Compete justamente a cada um de nós definir o nível de vida que nos faz felizes… Os valores que estabelecemos como inegociáveis…  E a quantia de dinheiro necessária para podermos experienciar esse estilo de vida e proteger esses valores.

O dinheiro não traz felicidade, segundo o pensamento mais generalizado. Concordo com a afirmação, mas não no sentido em que é normalmente interpretada.

isto porque é o dinheiro, ou os seus equivalentes materiais, que nos permite, desde os tempos da civilização babilónica, proteger o estilo de vida que gostaríamos de ter e de proporcionar àqueles que amamos. E esta é uma condição necessária (ainda que não suficiente) para sermos felizes.


Decidi então partilhar consigo neste artigo 7 chaves de ouro! Estas, na minha opinião,  devem ser tidas em conta no que respeita à independência financeira:

1 – Aquilo que distingue as pessoas ricas das demais é dominarem algumas leis que lhes permitem conservar e multiplicar o dinheiro;

2 – O fator mais decisivo não é quanto se ganha, mas o que fazemos com esse dinheiro.

3 – A grande diferença não reside naquilo que as pessoas ganham, mas sim naquilo que fazem com o dinheiro que ganham.

4 – Pague a si próprio primeiro.

5 – Se está um buraco, pare de cavar!

6 – Só é possível criar independência financeira se vivermos abaixo dos nossos meios.

7 – A definição de investimento passa pela evidência matemática do seu retorno.

 

Sabia que, no âmbito deste tema, criei um curso online com o mesmo nome?

Em 2018 vamos abrir uma nova turma para o Curso Mapa da Independência Financeira. Se desejar ser adicionado à lista de espera e ser notificado em primeiro lugar quando existirem novas vagas inscreva-se AQUI>>

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notifique-me se