Curso Mini-MBA. Inscreva-se Aqui.
Curso Mini-MBA. Inscreva-se Aqui.
Próxima Página Próxima Página

A definição de investimento passa pela evidência matemática do retorno sobre o ativo comprado. E garantir esse retorno a priori é fundamental para não corrermos o risco de perder das nossas poupanças num investimento mal ponderado. Então é absolutamente crítico que invista as suas poupanças de forma adequada. Para tal existem alguns princípios que deve considerar antes de investir.

 

1. Analise o comportamento do ativo face à inflação

Quando falamos de investimento, falamos no objetivo de aumentar o poder de compra. Por isso, todas as nossas decisões devem ser tomadas com o objetivo de construir património líquido a longo prazo. Com o fenómeno da inflação, o nosso património terá uma tendência natural para a desvalorização. Portanto, sempre que ponderar um investimento, analise como ele se comportará face à inflação. Porque é fundamental investirmos em ativos que tenham um comportamento historicamente positivo face à inflação.

2. Entenda a natureza e a psicologia humana

A emoção nunca é boa conselheira. Quando pensamos em investir o nosso património, torna-se estruturante definirmos determinadas regras que não devem ser violadas e que se prendem diretamente com as expetativas que temos em relação aos retornos a obter.

4. Invista no seu círculo de competências

Ao investir, é essencial que tenhamos uma noção clara do que estamos a fazer em cada momento. Para isso temos de analisar o nosso círculo de competências financeiras e reconhecer as nossas limitações. Devemos apenas investir naquilo que sabemos que vai resultar. Isto não significa, no entanto, que não possamos aumentar o nosso conhecimento e círculo de de competências.

5. Perceba a importância do tempo

Quando lidamos com dinheiro, é fácil cair na ganância e querer ganhar tudo rapidamente. No entanto, como pode ler aqui, o tempo e a rentabilidade a que fazemos crescer a nossa massa crítica são cruciais no crescimento das nossas finanças. Para que se possa exercer o poder da capitalização, o tempo é uma alavanca essencial, que nunca deverá ser desvalorizada. Ser ganancioso e precipitado poderá conduzir a erros devastadores.

Pondere estes aspetos antes de investir.

E lembre-se de que, quando começamos a ser demasiado ousados e arrogantes e julgamos ter mais competências do que as que realmente temos, podemos arruinar completamente as nossas poupanças.

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notifique-me se